Rio Grande do Norte

Sindicato dos médicos vai à justiça para impedir fechamento do Hospital Ruy Pereira

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN) e a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV-RN) ingressaram na Justiça contra o Governo do Estado.

A medida foi necessária diante da desmobilização no atendimento à população prestado pelo Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos, unidade de referência no Rio Grande do Norte em cirurgias vasculares e principal porta de entrada de pessoas com risco de perda dos membros inferiores, principalmente pacientes diabéticos e com isquemia nos membros inferiores.

Para as duas entidades, as transferências de pacientes realizadas por determinação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para outros hospitais da rede pública, sem estrutura adequada para atender a demanda vascular e ortopédica, “configura um desmonte no serviço especializado fornecido pelo Ruy Pereira e uma nova ameaça de fechamento”.

Sinmed-RN e SBACV-RN destacam a preocupação com o destino desses pacientes e “com as políticas públicas elaboradas pelo Governo do Estado que resultam em prejuízos na qualidade de vida dos pacientes portadores de doença vascular”.

Problema antigo

Em janeiro deste ano, o Sindicato dos Médicos visitou o hospital e constatou a carência de leitos, dificuldades no abastecimento de medicamentos e materiais, além de problemas estruturais do prédio.

Passados oito meses, pouca coisa mudou. Apesar das condições precárias enfrentadas pelos profissionais que atuam no Ruy Pereira, os pacientes continuam recebendo o benefício do atendimento especializado.

Governo desmobiliza para fechar

Em junho de 2019, o Governo do Estado, por meio da Sesap, anunciou o encerramento das atividades no Hospital Ruy Pereira até o mês de agosto daquele ano, com a promessa de distribuir os pacientes em outros hospitais da rede pública.

Com o entendimento da Justiça Potiguar de que nenhum outro hospital teria condições de prestar o serviço, a Sesap recuou e decidiu manter o funcionamento.

Em fevereiro de 2020, a Sesap iniciou a transferência dos serviços realizados no Ruy Pereira para o Hospital da Polícia Militar (integrado a rede pública desde novembro de 2019) e deu início ao processo de desmonte do hospital referência em cirurgias vasculares e no tratamento para pessoas diabéticas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.