A partir da próxima quarta-feira (30 de maio), as cidades do Rio Grande do Norte, incluindo a capital Natal, terão o sinal de TV analógico desligado para dar lugar à tecnologia digital. A ação faz parte da transição nacional que vem sendo normatizada e regulamentada pelo governo brasileiro com a ajuda do Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre) desde 2007. Nesta data, outros 58 municípios brasileiros também passarão por esse mesmo processo.
“A mudança vem para garantir à população mais qualidade de imagem e maior alcance de canais. Além disso, a expectativa é que recursos como LIBRAS e tecnologias como o EWBS (sistema capaz de identificar e gerar alertas de emergência por meio da TV digital) estejam disponíveis em breve”, afirma o presidente do Fórum SBTVD, José Marcelo. No entanto, o aspecto mais importante dessa transição ainda está por vir. “A chegada da TV digital abre um grande leque de possibilidades para o futuro da TV brasileira. A partir dessa mudança, será possível pensar em trazer para o Brasil tecnologias que já são utilizadas ao redor do mundo, como o 4K”, finaliza José Marcelo.
Para que o usuário tenha uma melhor experiência ao desfrutar da TV digital, o Fórum SBTVD desenvolveu ainda normas que organizam os canais virtuais com a mesma numeração dos analógicos. Na prática, isso significa que na maioria dos casos, os números dos canais não são alterados quando houver o desligamento analógico, evitando confusão e proporcionando ao telespectador uma melhor experiência ao assistir a TV aberta.
Confira abaixo a lista das 84 cidades que iniciam o desligamento no dia 30 de maio:
Arês, Brejinho, Ceará-Mirim, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Santa Maria, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Pedro, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Taipu, Tibau do Sul, Vera Cruz e Vila Flor.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.