O primeiro caso de infecção por mucormicose – também conhecido por fungo negro, foi registrado no Rio Grande do Norte em um paciente que teve a Covid-19. A informação foi confirmada, nesta segunda (7), pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap–RN).
De acordo com a Secretaria, a paciente é uma mulher, de 42 anos, de Natal, que fez uma biópsia que confirmou a ocorrência do fungo. Ela encontra-se em tratamento em casa.
“A equipe de vigilância da Sesap está acompanhando o quadro, avaliando os exames, o histórico de movimentações da paciente e sua situação clínica atual”, informou a Sesap em nota.
Há algumas semanas, o mundo fala sobre a infecção da mucormicose, também conhecida como ‘fungo negro‘, que vem da Índia e afetou centenas de pacientes com Covid-19 ou que se recuperaram recentemente da doença.
O que tanto tem causado expectativa, além do temor natural das consequências da pandemia, é a desinformação, já que a mídia sensacionalista divulgou que milhares de pessoas foram afetadas e que as taxas de mortalidade por essa doença são altas.
Para tirar suas dúvidas, elaboramos uma artigo que elenca os sintomas do fungo negro e sua formas de contágio, por exemplo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.