O Seminário Motores do Desenvolvimento aconteceu nesta segunda-feira, 8, tendo como eixo central das discussões o cenário do turismo potiguar e, em especial, a possibilidade de o estado ser a sede do Centro de Cargas e Passageiros do grupo Latam Airlines (o Hub aéreo).
O tema desta edição é “Perspectivas e Desafios para o Turismo do RN” e, dentro da programação, constaram três palestras: “O destino Natal, diferenciais e gargalos como produto turístico”, com explanação de Claiton Armelin, diretor de produtos nacionais da CVC; “Hub Doméstico da Latam em Brasília: Como ele opera e o que ele mudou no aeroporto e na cidade”, com explanação de José Luis Menghini, presidente do Aeroporto de Brasília; e “Turismo como negócio: perspectivas e desafios do setor no contexto econômico nacional”, por Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central.
Em um discurso que marcou a abertura do evento, o presidente da FECOMÉRCIO, Marcelo Queiroz, enalteceu a importância do Hub para a economia e o desenvolvimento do estado. Ao fim, em tom de convocação, convidou a classe política e empresarial para unir esforços no sentido de que o RN receba o Centro de Cargas.
Presente a solenidade, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, salientou a contribuição que a Instituição dá para o setor. “Academicamente, acredito que a UFRN esteja na linha de frente na área, haja vista a oferta de doutorado desde o ano passado”.
Segundo ela, das ações da UFRN para fazer evoluir a formação na área, já se tem como resultado a graduação de mais de 500 estudantes e a defesa de 66 dissertações de mestrado. “Desse conjunto de pesquisas mais de 90% dos estudos estão focados em questões do turismo no nosso estado”, colocou a reitora.
Angela Paiva acrescentou também o apoio institucional ao empreendorismo, que resultou, entre outras empresas, na criação da empresa júnior Universitur, de alunos de turismo.
O projeto Motores do Desenvolvimento é promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO) em parceria com o Sistema FIERN, UFRN, jornal Tribuna do Norte e Salamanca Capital Investimentos.
Desde 2008, o Projeto discute, por meio de seminários e suplementos encartados no jornal Tribuna do Norte, os principais temas pertinentes ao desenvolvimento e ao crescimento da economia no estado. O público-alvo é formado por empresários, lideranças políticas e pesquisadores.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.