Rio Grande do Norte
Tendência

Sem lei seca nas eleições: RN não vai proibir venda de bebidas alcoólicas no domingo (6)

A Sesed também informou que manterá a segurança em dia, reforçando o policiamento nas ruas para garantir a ordem pública, mas sem a necessidade de restringir a venda de bebidas alcoólicas.

Pelo segundo ano consecutivo, o governo do Rio Grande do Norte decidiu não adotar a Lei Seca durante o período eleitoral. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) confirmou que, no dia das eleições, a venda de bebidas alcoólicas estará permitida em todo o estado. Essa decisão vai ao encontro do que foi feito nas eleições anteriores e representa um alívio para o setor de bares e restaurantes, que tradicionalmente enfrenta quedas no faturamento devido à proibição.

Thiago Hadad, vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), comemorou a decisão, destacando que a categoria tem se beneficiado com a liberação da venda de álcool no dia das eleições. “É uma conquista que a gente conseguiu desde a eleição passada. Com a manutenção da decisão, o setor está se beneficiando. A gente entende que a população está mais madura“, afirmou Hadad, enfatizando a importância da medida para os comerciantes.

De acordo com Hadad, os estabelecimentos estão preparados para o movimento no próximo domingo, data das eleições. Ele destacou que o faturamento dos bares e restaurantes costuma ser significativo aos finais de semana, e a venda de bebidas alcoólicas representa uma parte importante desse rendimento. “Num domingo onde os restaurantes lotam, a venda de bebida alcoólica é importante para o faturamento de qualquer estabelecimento“, complementou o vice-presidente da Abrasel.

Apesar da liberação, as autoridades reforçaram que o consumo excessivo de álcool em áreas de votação ainda pode gerar problemas para os eleitores. A Segurança Pública alertou que, caso algum cidadão cause tumulto ou constrangimento em função da ingestão de bebida alcoólica, poderá ser conduzido à delegacia. Portanto, a moderação e o comportamento adequado são recomendados para evitar transtornos.

Além do Rio Grande do Norte, outros 12 estados brasileiros também optaram por não aplicar a Lei Seca neste pleito: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. A decisão de flexibilizar a venda de bebidas em dia de eleição está se tornando uma tendência em diversas regiões do país, refletindo uma mudança na percepção sobre a necessidade dessa medida restritiva.

O setor de bares e restaurantes espera que a continuidade dessa prática se torne uma regra para futuras eleições, visto que o impacto econômico da Lei Seca sempre foi um motivo de preocupação para os empresários. A Sesed também informou que manterá a segurança em dia, reforçando o policiamento nas ruas para garantir a ordem pública, mas sem a necessidade de restringir a venda de bebidas alcoólicas.

lei seca
Governo do RN mantém liberação de venda de bebidas alcoólicas durante as eleições – Foto: Mabel Amber / Pixabay

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.