Os 2 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começarão a seguir para os estados na tarde deste sábado (23).
Para o Rio Grande do Norte, foi confirmada a chegada de cerca de 30 mil doses da vacina. “Estamos aguardando agora a confirmação do horário de aterrissagem”, disse a governadora Fátima Bezerra em rede social.
As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde o último sábado (16), mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.
“Nossa logística, mais uma vez, já está toda pronta para o recebimento das doses que chegam para contemplar os profissionais da saúde que ainda não foram vacinados. Esse lote será totalmente utilizado, já que o intervalo para a 2ª dosagem da vacina deste laboratório é de 12 semanas e o Ministério da Saúde nos garantiu o envio de um novo lote até lá”, finalizou Fátima Bezerra.
Para a presidente da Fiocruz, a chegada da vacina é uma vitória da ciência. “Neste momento de perdas, ter a vacina é uma esperança que vem da ciência, que vem do Sistema Único de Saúde. É uma vacina com 70% de eficácia e que poderá ser administrada no intervalo de 12 semanas. Isto será muito importante para o nosso sistema de saúde”, ressaltou Nísia Trindade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.