A partir da expansão de aproximadamente 200 leitos críticos e clínicos desde fevereiro, o Rio Grande do Norte soma hoje 875 leitos exclusivos para tratamento de Covid-19. Somando-se às ações do Pacto Pela Vida e as medidas restritivas como o toque de recolher, o RN aponta para zerar a fila de espera para um leito Covid.
Nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disponibilizou mais dez leitos de UTI no Hospital João Machado, além de três leitos de UTI no Hospital Regional em João Câmara, chegando assim, de acordo com o Regula RN, a 409 UTIs Covid.
No momento existem 32 pacientes com perfil para leitos críticos na lista e 36 leitos disponíveis, além de 83 leitos clínicos disponíveis entre os 466 cadastrados. “Um marco importante depois de um esforço para a expansão dos leitos Covid em todo o estado. Nossa luta é pela vida”, afirma a secretária adjunta de Saúde Pública Maura Sobreira.
É importante ressaltar que para a zerar a fila é necessário o transporte dos pacientes e também do perfil para os leitos disponíveis que seja compatível com o perfil dos pacientes. Para os próximos dias a Sesap planeja disponibilizar mais 33 leitos de UTI Covid em diversas regiões do estado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.