Rio Grande do NorteMundo Pet
Tendência

Projeto quer acabar com o abate de animais saudáveis pelo controle de zoonoses no RN

Segundo a deputada estadual Divaneide Basílio (PT), a eliminação de animais saudáveis é uma prática desatualizada que não resolve o problema do abandono e ainda perpetua o sofrimento dos bichos.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou o Projeto de Lei (PL) que proíbe a eliminação de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais no estado. A proposta, de autoria da deputada estadual Divaneide Basílio (PT), traz uma ressalva: a medida não se aplica a casos de doenças infectocontagiosas incuráveis que representem risco à saúde pública.

Durante a sessão, relaizada nesta quarta-feira (27), a deputada destacou a importância do projeto para garantir o bem-estar animal e combater práticas consideradas cruéis. “A exclusão de cães e gatos em canis públicos e outros estabelecimentos oficiais resulta em práticas cruéis e desumanas. Isso gera sofrimento e angústia a esses animais. É nosso dever assegurar que os direitos básicos dos animais sejam respeitados e garantir que eles sejam tratados com dignidade e respeito em todas as circunstâncias”, afirmou Divaneide. Ela também mencionou a existência de métodos mais humanitários para controlar a população de animais abandonados.

O projeto aprovado pela ALRN está alinhado a iniciativas em nível nacional. Em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro sancionou o PL nº 6.610/2019, que proíbe o sacrifício de cães e gatos em órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos similares. O objetivo da lei federal é proteger os animais e estimular sua adoção, eliminando a possibilidade de abatimento em casos que não envolvam doenças graves e incuráveis.

A proposta busca reforçar políticas de proteção animal no estado, incentivando o desenvolvimento de ações como campanhas de castração, adoção responsável e conscientização da população. Segundo defensores da medida, a eliminação de animais saudáveis é uma prática desatualizada que não resolve o problema do abandono e ainda perpetua o sofrimento dos bichos.

A aprovação do PL foi recebida com entusiasmo por ativistas e organizações de proteção animal no Rio Grande do Norte, que há tempos reivindicam a proibição de práticas consideradas inaceitáveis nos dias de hoje. O próximo passo será a sanção da governadora, que determinará a implementação definitiva da medida.

Projeto quer acabar com o abate de animais saudaveis pelo controle de zoonoses no RN
Projeto que proíbe sacrifício de cães e gatos avança na ALRN – Imagem de Randy Rodriguez por Pixabay

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.