Rio Grande do Norte

Programa do Sebrae vai atender 7,5 mil empresas gratuitamente no RN

O Sebrae no Rio Grande do Norte vai oferecer atendimento personalizado e gratuito a mais de 7,5 mil empresas – entre Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e potenciais empresários – em todo o estado, através do Programa Negócio a Negócio. A iniciativa leva soluções in loco para problemas enfrentados no dia a dia do negócio.

Para participar, o empreendedor precisa procurar um ponto de atendimento do Sebrae em Natal e no interior do estado ou ligar para o 0800 570 0800.

De acordo com a gestora do programa, Jupira Nunes, a vantagem é que, com o Negócio a Negócio, a empresa ganha melhor desempenho de produção ou prestação de serviços, bem como dos colaboradores e aperfeiçoamento contínuo das formas de atuação no mercado. Além disso, proporciona maior controle sobre a área financeira, garantindo a longevidade do negócio. Segundo a gestora, neste ano, 60% dos atendimentos serão direcionados a microempreendedores, 30% para microempresas e 10% para aqueles que estão na iminência de abrir um negócio.

As orientações vão envolver empresas de Natal e região metropolitana, assim como cidades das regiões onde o Sebrae possui escritórios regionais, a saber no Agreste, Alto Oeste, Mato Grande, Médio Oeste, Oeste, Seridó e Trairi.

No estado, o programa conta com 25 Agentes de Orientação Empresarial (AOE) e cinco tutores especialistas, que ficam encarregados dos atendimentos. São duas visitas in loco. Na primeira, o empresário recebe o agente, que levanta dados cadastrais e gerenciais da empresa. Essas informações são analisadas por especialistas, que fazem um diagnóstico do negócio.

No segundo atendimento, o empresário recebe um relatório com orientações empresariais. Esse documento aponta ferramentas de gestão para sanar os pontos fracos identificados. Há ainda avaliação dos resultados alcançados e levantamento das dificuldades encontradas na implantação das soluções indicadas.

Nessa etapa, o empresário recebe o Caderno de Ferramentas, uma cartilha que ensina a implantar rotinas essenciais para fortalecimento do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e cadastro de clientes. Todos os atendimentos são rigorosamente avaliados e o acompanhamento pelos agentes, capacitados pelo Sebrae, que repassam noções básicas de gestão.

Em 2016, o programa atendeu no Rio Grande do Norte 8.894 empresas, sendo a maioria (57%) ligada à atividade do comércio de artigos de vestuário e acessórios, minimercados e mercearias (20%) e também salões de beleza

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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