Rio Grande do Norte

Pesquisadores apontam que cajueiro do Piauí é maior que o de Pirangi

Se depender do resultado de uma pesquisa feita pelas universidades federal e estadual do Piauí, UFPI e UESPI, respectivamente, o Rio Grande do Norte deve perder o título de ter em suas terras o maior cajueiro do mundo, localizado na Praia de Pirangi. Um estudo divulgado durante esta semana declara que o cajueiro do Piauí, mais conhecido como Cajueiro Rei, é o maior do mundo.

Desde julho do ano passado, uma equipe de especialistas tem se debruçado sobre os dois cajueiros para comprovar que de fato, o Cajueiro da Praia é o maior. Os trabalhos de pesquisa e coleta de amostras da árvore foram realizados por uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular e de Estudos de Injúrias Biológicas (LABMIMBIO) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Segundo o professor e coordenador de estudo genético do cajueiro, Fabrício Amaral, a confirmação ocorreu por meio da análise de várias amostras de DNA (Ácido Desoxirribonucleico) de diferentes partes da planta. “Neste caso foram realizadas duas fases importantes: a primeira foi a medição da área ocupada pela copa da árvore, feita pelo professor Pedro Soares; na segunda fase fizemos a coleta do DNA das folhas para testificar se todas pertenciam ao mesmo cajueiro. Após o recolhimento dessas amostras realizou-se um sequenciamento genético. E concluímos que todas as amostras pertencem a uma única planta”, explicou o pesquisador.

Desde de 1994, o cajueiro da cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, é considerado pelo Guinness Book como o maior cajueiro do mundo. Mas, em 2010, o engenheiro agrônomo Wellington Rodrigues fez uma medição no cajueiro do Piauí e afirmou que o estado possuía o maior cajueiro do mundo. São 8,8 mil metros quadrados da árvore piauiense contra 8,5 mil do cajueiro potiguar. A expectativa do governo do Estado do Piauí é que esta novidade possa atrair mais turistas interessados em conhecer o Cajueiro-Rei.

Com informações da Secretaria de Turismo do Piauí 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.