Rio Grande do Norte

Perspectivas para o setor eólico do Brasil em 2021

A energia eólica tornou-se em 2020 a segunda fonte de matriz elétrica brasileira, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A meta estava prevista para ser alcançada só neste ano, mas o setor conseguiu ocupar a vice-liderança em geração de energia ainda no ano passado.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil fechou 2020 com 660 usinas instaladas, capacidade de geração de 17 gigawatts, e queda da emissão de gás carbônico de 22,9 milhões de toneladas ao ano.

Com a conquista, 2021 passou a ser encarado como o ano cuja expectativa é ampliar a capacidade instalada. Uma empresa italiana já confirmou a construção de novos parques de energia eólica no Nordeste do país. Parques já em desenvolvimento tendem a impulsionar a capacidade em mais 2 gigawatts.

A estimativa é de que o país terá cerca de 24,2 gigawatts de capacidade instalada até 2024, considerando leilões já realizados e contratos firmados no mercado livre. O Plano Nacional de Energia 2050, aprovado pelo Ministério de Minas e Energia, projeta que há capacidade instalável para alcançar até 195 gigawatts nas próximas décadas.

Aumento do parque eólico nacional

Em dezembro de 2020, a companhia de energia multinacional Enel Green Power anunciou a construção de quatro parques eólicos e um solar que vão gerar 1,3 gigawatts no Brasil. A subsidiária da holding italiana Enel vai investir R$ 5,6 bilhões.

Os parques eólicos terrestres da empresa que estão em construção atualmente no país são Lagoa dos Ventos III, no Piauí, com 396 megawatts; Morro do Chapéu Sul II, na Bahia, com 353 megawatts; Cumaru, no Rio Grande do Norte, com 206 megawatts e Fontes dos Ventos II, em Pernambuco, com 99 megawatts. Os locais foram escolhidos pelo potencial de geração e pela possibilidade de contribuir para o desenvolvimento da região.

Conforme a companhia, todos vão negociar contratos de fornecimento de energia no mercado livre. A expectativa é de que três deles comecem a operar ainda em 2021. A exceção é o projeto no Piauí, que tem início de operação previsto para 2022.

A ABEEólica acredita que em 2021 haverá a retomada dos leilões, especialmente se houver a confirmação de crescimento da economia na ordem de 2,5%. A esperança é conseguir negócios para gerar de 1 a 2 gigawatts de energia nova neste ano, além dos 2 a 3 gigawatts gerador no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Brasil é 8º país com maior capacidade eólica

O Brasil ocupa a oitava posição entre os países com maior capacidade em energia eólica no mundo, segundo levantamento realizado pela Power-technology.com. China, Estados Unidos e Alemanha lideram a lista.

A expectativa da ABEEólica é encontrar alternativas para que a matriz energética brasileira seja 58% mais limpa do que a média mundial. A busca pelo baixo carbono é acrescida da necessidade de retornos financeiros expressivos para o setor.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.