O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, decretou nesta quinta-feira (27) novo estado de calamidade pública. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município de hoje, citando o aumento exponencial dos casos de infecção pela Covid-19 entre o final do ano de 2021 e no início do ano de 2022.
A medida foi tomada considerando o Decreto Estadual nº 31.264, de 11 de janeiro de 2022, visto que é dever da administração adotar estratégias e formular políticas públicas voltadas a combater situações emergenciais que envolvam a saúde pública.
O decreto considera, ainda, a gravidade da pandemia, a qual, segundo a prefeitura, tem acarretado crise no sistema municipal devido ao aumento de casos confirmados no decorrer das últimas semanas com repercussão direta nas finanças públicas no âmbito municipal, “assim como os esforços para garantir os ajustes nos cofres públicos, em virtude de garantir e manter a prestação dos serviços públicos, especialmente na área da saúde, ininterruptamente frente ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus”.
Carnaval 2022
No dia 12 de janeiro deste ano a prefeitura já havia anunciado o cancelamento do carnaval de 2022.
De acordo com a Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac), responsável pelas festividades na cidade, a decisão se deu por conta do aumento de casos de Covid, com a chegada da variante Ômicron, e de síndrome gripal em todo o estado.
No comunicado, a Funpac diz que a decisão prioriza a saúde da população. A principal festa de Parnamirim acontece na Praia de Pirangi – considerado um polo carnavalesco tradicional das festividades da Grande Natal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.