Parnamirim
Tendência

Policial civil do RN é preso por tráfico de drogas e peculato em Parnamirim

Utilizando de veículo oficial, agente estava de posse de 39 pedras de uma substância semelhante a crack, além de porções de uma substância que aparentava ser maconha, papéis de seda e sacos plásticos.

Na noite de quarta-feira (6), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), realizou a Operação Navalha, que culminou na prisão em flagrante de um policial civil de 52 anos. O agente, cuja identidade foi preservada, foi detido pelos crimes de peculato e tráfico de drogas. A prisão ocorreu no bairro Vale do Sol, em Parnamirim, município localizado na Grande Natal.

As investigações iniciais apontaram que uma viatura caracterizada da Polícia Civil, vinculada à 8ª Delegacia de Polícia de Natal (8ª DP), estava sendo utilizada irregularmente pelo suspeito para realizar segurança privada em um condomínio de Parnamirim. A equipe do DECCOR-LD monitorou os movimentos da viatura, confirmando o desvio de função, que se configura como crime de peculato, ao ser comprovado o uso da viatura para fins pessoais e lucrativos.

Além disso, durante o período em que a viatura foi usada, foi identificado um consumo excessivo de combustível, cerca de três vezes superior à média registrada por outras viaturas das delegacias distritais, o que resultou em um prejuízo de aproximadamente R$ 6.500,00 aos cofres públicos. Esse desvio de recursos públicos intensificou as suspeitas sobre o comportamento do policial.

A abordagem foi realizada no momento em que o policial deixava o condomínio a bordo da viatura oficial. Ao ser detido e conduzido ao DECCOR-LD, uma busca na mochila do policial revelou 39 pedras de substância semelhante ao crack, sete porções de maconha, além de papéis de seda e sacos plásticos, materiais tipicamente usados no tráfico de entorpecentes. Com isso, ele foi autuado também pelo crime de tráfico de drogas.

Em nota oficial, a Polícia Civil do RN declarou que “não transige com atos criminosos, independentemente de quem seja o autor“, e destacou que os fatos serão investigados com rigor, a fim de promover a responsabilização penal e administrativa. Segundo a instituição, a criação da Corregedoria-Geral da Polícia Civil (Cogepol) e uma delegacia específica para a apuração de crimes funcionais reforçam as ações de controle e fiscalização internas, prevenindo e reprimindo infrações disciplinares e criminais.

A Corregedoria-Geral foi instituída oficialmente na última quarta-feira (6), por meio do Decreto Nº 34.089, consolidando-se como órgão de fiscalização interna e disciplinar. Sua função é investigar condutas inadequadas de policiais civis, tanto preventivamente quanto de forma repressiva, assegurando que desvios de função e crimes como o tráfico de drogas e peculato sejam identificados e punidos.

O nome “Operação Navalha” foi escolhido para simbolizar a necessidade das instituições de “cortar na própria carne”, afastando aqueles que se utilizam de cargos públicos para a prática de atividades ilícitas.

Polícia Civil do Rio Grande do Norte (RN) — Foto: Divulgação/Sesed
Polícia Civil do Rio Grande do Norte (RN) — Foto: Divulgação/Sesed

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.