Parnamirim

Parnamirim terá apoio da FAB no combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Parnamirim e a Força Aérea Brasileira (FAB) vão atuar juntos no combate ao mosquito Aedes aegypti no município. Nesta terça-feira (22), a coordenação epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesad) realizou na Base Aérea de Natal, a primeira, de uma série de capacitações teóricas e práticas para 150 soldados e 6 sargentos da FAB. O objetivo é capacitar os militares, para atuarem juntos aos agentes de saúde.

A ação faz parte da atuação integrada do Governo Federal, estados e municípios para combater o Aedes aegypti, tendo em vista o aumento dos casos de microcefalia, causado pela circulação do vírus zika em diversos estados do Nordeste. “Vamos colaborar ao máximo com a Prefeitura de Parnamirim para que o trabalho preventivo chegue em todos os bairros. Estaremos com nossos homens dando todo o suporte necessário”, frisou o tenente-coronel e comandante eventual da BANT, Alexandre Hoffmann.

Para o coordenador de promoção à Saúde de Parnamirim, Moizes Campos o apoio da Força Aérea será fundamental. “Será muito importante esse suporte da FAB. Pois vamos chegar com mais força aos bairros que apresentam maior índice de proliferação do mosquito, identificando os possíveis focos e evitando a sua reprodução”, disse.

A partir de janeiro, os 150 soldados se juntarão aos 90 de agentes de saúde do município para realizarem o trabalho focal de prevenção ao mosquito conhecido também por transmitir a dengue e o chikungunya.

Cada equipe será composta por um agente epidemiológico e dois militares que percorrerão as casas, nos horários das 7h às 13h, diariamente, para identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypti.

No próximo dia 28 terá início as capacitações práticas para até 30 soldados diariamente. Os treinamentos acontecerão na Base Aérea de Natal.

Levantamento

De acordo com a Sesad,de janeiro até novembro de 2015, Parnamirim registrou 1.651 casos notificados de dengue. Destes, 225 confirmados sorologicamente. Além disso, foram confirmados 13 casos do vírus zika,137 notificações de chikungunya e 7 registros de microcefalia. Apesar do elevado número de casos notificados neste ano, a média do índice de infestação predial de 1,1% é classificada como de baixo risco.

Os bairros que apresentam o maior número de incidência do mosquito são: Centro, Jardim Planalto, Liberdade e Boa Esperança.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.