Durante entrevista concedida ao canal PotyCast (no YouTube) nesta quinta-feira (17), a prefeita eleita de Parnamirim, Professora Nilda, anunciou uma série de planos que marcam o início de seu governo em 2025. Entre os temas abordados, um dos destaques foi a realização de concursos públicos nas áreas de saúde, segurança e trânsito do município.
A pauta dos concursos ganhou relevância no debate após citarem que o atual prefeito, Rosano Taveira, oficializou a criação de novos cargos na Secretaria Municipal de Saúde. A proposta, apresentada em abril deste ano, contempla a abertura de vagas para profissionais de nível médio e superior, além de definir a contratação de 462 agentes comunitários de saúde. No entanto, o concurso público não foi realizado.
Nilda reforçou a necessidade desses concursos como parte de sua estratégia de fortalecimento dos serviços públicos municipais.
Concurso na saúde: prioridade no governo
Ao ser questionada sobre a realização de concurso público para a área da saúde, a prefeita foi enfática. “Sim, nós sabemos que existe aí uma lacuna em relação a médicos, né? E nós vamos fortalecer a atenção primária. Porque se a UBS tem os médicos, as equipes completas, com todos os profissionais, a farmácia básica também fortalecida, então, com certeza, a saúde pública será de qualidade para a nossa gente”, declarou.
Durante a campanha eleitoral, a população de Parnamirim fez várias reivindicações, especialmente no que diz respeito à realização de cirurgias eletivas e à ampliação de exames de média e alta complexidade. Segundo Nilda, as principais demandas da população giram em torno da oferta de serviços básicos de saúde, e ela garante que a prefeitura irá trabalhar para atender essas necessidades: “Então, o povo clama pelo básico na saúde pública e nós iremos sim cuidar dos serviços que a população precisa. As pessoas de Parnamirim precisam ser ouvidas, mas também precisam dos serviços básicos, que é um direito de cada um”.
E complementou: “Parnamirim pode ter certeza que em curto prazo, se Deus quiser, a nossa saúde ela será de qualidade, porque nós iremos investir [melhorias e mais servidores] e ouvir as pessoas“.
Segurança pública e trânsito: foco em infraestrutura e concursos
A segurança pública também foi um ponto central da entrevista. A prefeita discutiu a possibilidade de ampliar o uso de videomonitoramento na cidade, com a proposta de criar o programa “Parnamirim Segura“, que prevê a instalação de câmeras em áreas centrais, parques, praças e locais com maior índice de atividades criminosas.
“Nós iremos ampliar o sistema de videomonitoramento da nossa cidade e as quadras, os ginásios serão sim contemplados“, afirmou Nilda, reforçando a importância de investir na infraestrutura esportiva como meio de prevenção ao crime.
Além disso, a prefeita destacou que está nos planos do governo a realização de um concurso público para a Guarda Municipal e Guarda de Trânsito. Questionada sobre a necessidade de reforçar o quadro de agentes de trânsito, Nilda confirmou que haverá concursos voltados para essa área. “Nós iremos sim ter um concurso, claro, com muita responsabilidade, vendo o orçamento do município, dialogando com a categoria”, disse.
Ela também criticou a gestão anterior pela falta de planejamento e investimentos nas áreas críticas da cidade, como saúde e segurança. “Nós não iremos resolver os problemas de Parnamirim do dia para a noite. Afinal de contas, foram oito anos de uma gestão desastrosa, desrespeitosa, que ocasionou o caos que a nossa gente vem enfrentando hoje”, afirmou Nilda.
Projetos de governo para Parnamirim
No que diz respeito à segurança pública, o governo de Nilda prevê uma série de ações integradas. Entre os projetos destacados estão:
- Ampliação do efetivo da Guarda Municipal;
- Criação de cargos e realização de concursos para a área de trânsito;
- Cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Guarda Municipal;
- Videomonitoramento intensificado nas áreas centrais, praças e espaços públicos.
A prefeita se comprometeu a trabalhar de maneira equilibrada, respeitando o orçamento municipal e dialogando com as categorias envolvidas. “As contas, elas serão cumpridas a curto, médio e longo prazo”, ressaltou, enfatizando que o processo de recuperação de Parnamirim será gradual, mas com foco em soluções práticas e sustentáveis.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.