A área do “Lago azul“, no bairro de Nova Esperança, em Parnamirim, será transformada em um espaço de convivência, voltado para o lazer e o turismo. A informação foi confirmada pela prefeitura do município em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (08). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) também participou da entrevista.
O município estuda um espaço com pista de skate, caminhada, quadra e academia para a população no entorno do buraco azul (como popularmente ficou conhecido). Além disso, existe a possibilidade de um mirante ser construído voltado para o lago. A administração municipal ainda está realizando estudos de viabilidade.
“É um bairro com crescimento populacional exagerado e de uma forma desestruturada. Você tem vias abertas, mobilidade que permite bom tráfego, mas em termos de lazer, praças, não temos. Não tem um que gere prática de exercícios, caminhadas, etc“, disse o secretário de Obras de Parnamirim, Josuá Neto.
A prefeitura também irá investir na infraestrutura da região, com a construção de quiosques, banheiros e estacionamentos, a fim de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos frequentadores do espaço.
Caern
A Caern, por sua vez, esclareceu que a obra da Estação Elevatória de Esgotos vai ser realocada em ceca de 60 metros, em um espaço no mesmo terreno. O serviço vai passar por uma readequação de licença ambiental. No entanto, a alteração não deve provocar impacto na documentação nem no cronograma de entrega.
Banho no local
De acordo com a Caern, apesar de ter surgido com qualidade, a água do “lago azul” já apresenta indícios de contaminação devido à utilização do lago para banho por alguns populares
O banho na Lagoa Azul também está proibido, pois a água já está contaminada do ponto de vista bacteriológico.
A Prefeitura já está trabalhando para ampliar a altura do talude visando impedir a entrada de curiosos e de outras pessoas. A Guarda Municipal fará segurança do local.
A Lagoa
Desde que surgiu em Parnamirim, o “Lago Azul” virou uma verdadeira atração para curiosos, moradores e populares de todas as idades que visitam o espaço no bairro Nova Esperança, nas proximidades do Centro de Treinamento do América Futebol Clube.
O lago surgiu no final de janeiro durante escavações de uma obra referente a Estação Elevatória de Esgotos (EEE) por parte da Caern e logo despertou atenção e curiosidade. Rapidamente vários curiosos pularam na água para tomar banho, o que representava um risco à saúde por não se saber a origem e qualidade da água.
O afloramento da água foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local. A cor azul, do local que ficou popularmente conhecido como “buraco azul”, é um fenômeno físico conhecido, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol, já a água é transparente. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água. O isolamento foi reforçado. A ideia é evitar que pessoas invadam o local.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.