Um parque tecnológico voltado para pesquisas na área aeroespacial deve ser construído nos próximos anos no município de Parnamirim, através de uma parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Prefeitura. Uma carta de intenções foi assinada pelo comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, e pelo prefeito da cidade, Rosano Taveira. O ato ocorreu no palco central “Feel the Future”, na Campus Party Natal, principal evento de internet e tecnologia do país.
No documento, a FAB e a Prefeitura de Parnamirim declaram a intenção de cooperação para a criação do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória. Para isso, a Força Aérea cederá, mediante contrapartidas, a área para construção da sede do empreendimento.
“Nosso objetivo é dar uma finalidade social para a área que até 2016 era ocupada pelo antigo Aeroporto Augusto Severo. Essa carta de intenções é o reconhecimento, tanto da Força quanto da Prefeitura de Parnamirim, desse compromisso. Será muito importante para ampliar a capacidade tecnológica da cidade. Afinal de contas, a inovação tecnológica não depende só das empresas, mas também do comprometimento das instituições e da sociedade de uma forma geral”, avaliou o comandante da Ala 10.
De acordo com o prefeito de Parnamirim, a criação do Parque Tecnológico representa um importante passo para o desenvolvimento da cidade. “A Força Aérea é o marco de Parnamirim, a criação da cidade está intimamente ligada à FAB, por isso não podíamos ficar de fora desse avanço tecnológico”, afirmou Rosano Taveira. Segundo ele, a expectativa é que o empreendimento atraia de dez a quinze empresas da área tecnológica, além de contar com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Campus Party Natal – O evento foi realizado entre os dias 11 e 15 de abril, no Centro de Convenções da capital potiguar. Além do ato envolvendo a Ala 10, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) também representou a Força Aérea. No dia 11 de abril, durante a abertura da CP Natal, o lançamento de um foguete de treinamento do CLBI foi a primeira atividade da programação. Além disso, o Centro participou ainda de mesa redonda, palestras e workshops sobre tecnologia aeroespacial.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.