Parnamirim

Em Parnamirim, doador de sangue será isento de taxas de concurso público

Passa a valer a partir desta sexta-feira (12), a lei municipal sancionada no último dia 09 de janeiro pelo prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, que isenta os doadores de medula óssea e de sangue, do pagamento de taxa de inscrição em concurso público realizado no município.

“Queremos incentivar novos voluntários a reforçarem o abastecimento dos bancos de sangue e medula óssea, cuidando e contribuindo para salvar vidas que necessitem desses serviços”, disse o prefeito.

Os órgãos e as entidades que integram a administração pública ficam obrigados a incluir a isenção prevista nesta Lei, nos editais de concursos públicos.

A nova lei municipal considera doador regular de sangue aquele que realize, no mínimo, três doações por ano, atestadas por órgão oficial ou entidade credenciada pelo poder público. O doador, para exercer o direito previsto, fica obrigado a apresentar o comprovante de sua condição no ato da inscrição no concurso público. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE

No Brasil, para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para os menores de idade, é preciso a autorização dos responsáveis. Já para quem tem entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar, se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Outros critérios sobre a doação de sangue são: pesar, no mínimo 50 quilos, ter bom estado de saúde, estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. Para doar sangue, é preciso levar documento de identidade com foto. Fique ciente: uma doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas.

SOBRE A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Para doar medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde e se dirigir ao setor de Serviço Social de uma das unidades de coleta do HEMONORTE. Lá, o doador recebe orientações sobre processo de doação, preenche ficha de cadastro e assina o termo de consentimento. Os dados são encaminhados ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea ( INCA – Rio de Janeiro) que realizará diariamente o cruzamento das informações dos doadores e pacientes em busca da compatibilidade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.