Rio Grande do Norte

Ocean Winds pretende gerar 2 GW em eólica offshore no RN

O secretário Jaime Calado se reuniu com a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e com representantes da Ocean Winds, José Partida Solano e Mariana. A joint-venture fundada em 2020 é responsável por um dos quatro projetos cujos processos de licenciamento ambiental já tramitam no Ibama para a execução de plantas de geração de energia eólica off-shore na costa potiguar.

A Ocean Winds é formada pela junção da EDP Renováveis e Engie Energia e ambas já possuem parques on-shore no Rio Grande do Norte. A Engie protocolou recentemente junto ao Ibama seu projeto para geração de 2 GW off-shore no litoral potiguar, mais especificamente na região de São Bento do Norte. O investimento previsto varia de 25 a 30 bilhões de reais, com geração de até 4 mil empregos durante a construção do parque e 1.400 na operação.

Mariana informou também que a empresa observa o projeto como grande oportunidade para um próximo e importante passo que é a geração de hidrogênio verde no estado, tendo em vista que as vocações naturais do RN apontam para o menor custo de produção do mundo nesta categoria, segundo análise da Forbes.

O secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, lembrou que projetos como este ainda dependem da regulação do setor. O titular vê com otimismo a promessa de que a regulação seja concluída ainda este ano. “É uma excelente oportunidade de aprovarmos a proposta do Projeto de Lei do senador Jean Paul Prates, que é muito boa porque foi feita com base no diálogo com todos os representantes da área e vai trazer segurança jurídica para os empresários”, argumentou.

Os incentivos fiscais e o diálogo permanente e periódico com o setor produtivo foram destacados pelo secretário Calado como diferenciais na atração de investimentos em energias renováveis para o RN. “O governo Fátima Bezerra priorizou o setor de energias renováveis por saber da vocação natural e da capacidade do estado. Por isso criamos a Câmara Setorial de Energia, assim como um grupo de trabalho para tratar da geração off-shore e do hidrogênio verde.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.