Rio Grande do Norte

O Hemocentro precisa de você

O ato de salvar vidas é associado, em geral, ao heroísmo de um bombeiro ou de um médico, por exemplo. Mas, uma decisão muito mais simples de um cidadão pode também ter o mesmo efeito: doar sangue. Uma só bolsa de sangue, por exemplo, pode salvar a vida de até três pessoas que estejam precisando do sangue e de seus diversos componentes.

Unidade responsável pela execução da política de sangue no estado, o Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemocentro Dalton Cunha) volta a sofrer com a falta de estoque. Em dias comuns, para conseguir abastecer a demanda em solo potiguar, o centro precisa ter uma reserva girando na casa das 600 bolsas. Atualmente, este número está próximo das 200 unidades.

O sangue doado é separado em diferentes componentes, que podem beneficiar diversas pessoas. O tecido conjuntivo oferta, por exemplo, hemácias, plaquetas e plasma para quem precisa. Todo o material é utilizado desde as cirurgias de grande porte até o tratamento de doenças crônicas, passando por atendimentos de urgência e casos de doenças oncológicas que precisam de transfusões constantes.

O Hemocentro potiguar é o responsável por cobrir 100% dos hospitais públicos mais os leitos dos planos de saúde cadastrados. Assim, é clara a necessidade de cada um que puder fazer sua doação voluntária, em um gesto de solidariedade, para manter o banco de sangue potiguar com a quantidade adequada. O ideal para manutenção do estoque é que cada cidadão doe pelo menos duas vezes ao ano.

Para isso, os doadores precisam atender a pré-requisitos simples estipulados pelo Hemonorte. Ter entre 16 e 69 anos é o primeiro deles, sendo que os menores de 18 anos de idade precisam ter autorização do responsável legal, além de pesar pelo menos 50 kg e ser saudável.

O doador precisa ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, evitando comer alimentos gordurosos antes da doação e também não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Não se pode ter tomado vacina contra a gripe nas últimas 48 horas e nem ter contraído hepatite nos últimos 11 anos.

A doação acontece mediante apresentação de um documento oficial com foto. Os homens podem doar sangue a cada 60 dias e, no período de 12 meses, fazer até quatro doações; mulheres podem doar em um intervalo de 90 dias e, em 12 meses, doar até 3 vezes.

Confira onde você pode fazer a sua doação

Natal – Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol – (84) 3232-6701

Mossoró – Rua Projetada, s/n, Bairro Aeroporto – (84) 3315-3424 / 3315-0087

Caicó – Rua Renato Dantas, 455. Centro – (84) 3421-6120 / 6122

Currais Novos – Rua Carnaúbas dos Dantas, 150, Bairro JK – (84) 3405-3629 / 3637

Pau dos Ferros – BR 405 – km 03, nº. 19, Bairro Arizona – (84) 3351- 9895 / 9888

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.