Natal

Zona Norte de Natal deve ganhar Hospital da Mulher com 200 leitos

A Zona Norte de Natal deve receber a construção do Primeiro Hospital da Mulher do Rio Grande do Norte. Uma parceria entre a Prefeitura do Natal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) começou a ser discutida nesta terça-feira (2), na sede da administração municipal. Serão 200 leitos exclusivos para a área materno infantil, a serem construídos na área adjacente ao terreno da maternidade Leide Morais que será doado pela gestão do Município.

Segundo o presidente da EBSERH, Kléber Morais, a Prefeitura do Natal – ao assumir a parceria com a doação do terreno, estará repetindo um ato histórico como o que fez o médico Januário Cicco há 50 anos, ao construir a maternidade que hoje leva o seu nome. “Pode ter certeza que assim como o fez Januário Cicco, hoje estamos aqui trabalhando para garantir um tratamento digno para as mulheres pelos próximos 50 anos”, comentou.

O Prefeito Carlos Eduardo ressaltou a importância da obra ser executada na Zona Norte da capital. “Se separarmos a Zona Norte de Natal, teremos o segundo maior município do Estado, superando inclusive Mossoró. No entanto, Mossoró, por exemplo, tem uma história de muitos anos. Já a Zona Norte tem apenas 40 anos. Surgiu e cresceu desordenadamente e numa velocidade absurda. A construção desse Hospital lá será de enorme importância para levar dignidade e cidadania para uma parte da população que mais precisa”, analisou o prefeito.

A superintendente da maternidade Januário Cicco, Sônia Barreto enfatizou que a construção vai permitir um desafogo da maternidade que hoje não consegue atender sem ter que utilizar os corredores como leitos. “Com essa nova unidade vamos dar uma assistência mais humana às nossas pacientes”, comentou.

Já o secretário de saúde, Luiz Eduardo Fonseca relembrou as ações da Prefeitura do Natal na área de saúde e ponderou que a nova maternidade completará um ciclo virtuoso da gestão em relação à assistência médica oferecida à população da capital. “O fato de realizar a reforma de 40 unidades básicas de saúde, tendo sete novas para entregar este ano, sendo três neste mês de maio, entregar a terceira UPA, está com o concurso público para a saúde programado, ter realizado o primeiro concurso para os agentes de endemias, ter construído a maternidade Araken Pinto, a Lady Morais e ainda ter feito o primeiro Hospital Municipal de Natal, mostram a importância que essa gestão dá para a saúde”, pontuou Fonseca.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.