O município de Natal possui cinco unidades de saúde que são referência na realização dos testes tuberculínicos, também chamado de PPD e usados para o diagnóstico da tuberculose, gratuitamente pela rede de assistência à saúde. Cada uma dessas unidades fica situada em uma região administrativa, contemplando toda a cidade.
O teste tuberculínico ou PPD é simples e eficaz para diagnosticar a tuberculose, doença infecciosa grave que afeta os pulmões geralmente por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculose ou pelo bacilo de Koch, transmitidos pelo ar exalado de uma pessoa infectada. Ela se manifesta quando o sistema imunológico está debilitado e seus principais sintomas são febre, perda de peso, tosse e cansaço acentuado, entre outros.
A técnica responsável pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Gurgel, informa que quando a pessoa é diagnosticada com a doença, ela é encaminhada para tratamento que é feito pela própria unidade de saúde do território onde ela foi diagnosticada com tuberculose.
“O esquema básico do tratamento é feito por todas as unidades de saúde, seja de estratégia de saúde da família (USF) ou básica (UBS). No entanto, os casos especiais, com droga multirresistente, por exemplo, são compartilhados com o Hospital Estadual Giselda Trigueiro, especialista em doenças infecto-contagiosas no Rio Grande do Norte”.
No Distrito Sanitário Sul, a unidade de referência para o teste PPD é a unidade básica de saúde de Mirassol, que atende todas as segundas e sextas-feiras pela manhã. A unidade referência no Distrito Sanitário Leste é a unidade mista de Mãe Luíza, também nas manhãs das segundas e sextas-feiras.
Já no Distrito Oeste, a referência é a USF Bom Pastor, às segundas, terças e sextas-feiras pela manhã, mesmos dias de atendimento na USF Vale Dourado, referência para os usuários atendidos pelo Distrito Sanitário Norte 2. Já no Distrito Norte 1, é a USF Gramoré, nas segundas-feiras à tarde.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.