O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) de Natal realizou inspeção sanitária no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Zona Norte na manhã desta terça-feira (3). Os problemas encontrados no local, como cisternas e sumidouros sem a devida proteção e caixas de esgoto e gordura sem vedação correta, constarão em um relatório que será entregue à direção da unidade, subordinada à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), até o final desta semana.
A equipe da DVS constatou também a presença de material de entulho dentro do terreno do CDP, animais como galinhas e cachorros, vasos sanitários sem tampa, além de pontos críticos na cozinha da unidade, como freezers e geladeiras com ferrugem e falta de estrutura para o armazenamento de utensílios domésticos e alimentos, que são usados na alimentação dos servidores que atuam na unidade.
Segundo o inspetor da Vigilância Sanitária de Natal, Ozias Alves, após o recebimento do relatório com os pontos que necessitam de intervenção, a Sejuc receberá um prazo para cumprir as adequações necessárias. Ele explicou que o objetivo não é punir, mas indicar as melhorias que devem ser feitas na estrutura, para que não haja comprometimento da saúde física dos servidores e detentos.
“Apesar dos problemas detectados, esta unidade é uma das poucas que estão em melhores condições para funcionar, por isso, vamos discutir junto com a Sejuc quais as intervenções mais urgentes e determinar um prazo para que eles possam se adequar”, explicou a equipe do DVS, composta ainda pelos inspetores Sisínio Dantas e Richard Rocha.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.