Natal
Tendência

Vereador denuncia condições precárias do CAPS AD da zona Leste

Além da ausência de água potável para consumo, não há água de uso corrente, o que prejudica o atendimento a 2.500 pacientes mensais que dependem da unidade.

O vereador Daniel Valença (PT) apresentou uma denúncia ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) contra as condições insatisfatórias do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) III da Zona Leste, em Natal. Segundo ele, o funcionamento do local foi gravemente afetado pela falta de recursos essenciais, como água corrente, o que levou à suspensão dos atendimentos na última quinta-feira (10).

De acordo com Valença, o prédio onde o CAPS AD III está localizado enfrenta sérias dificuldades para oferecer serviços adequados à população. Além da ausência de água potável para consumo, não há água de uso corrente, o que prejudica o atendimento a 2.500 pacientes mensais que dependem da unidade.

O vereador criticou duramente a gestão do prefeito Álvaro Dias, afirmando que o acesso à saúde mental tem sido “negado sucessivamente”. Ele destacou também que a unidade está sobrecarregada, uma vez que o CAPS III Leste foi fechado pela Vigilância Sanitária do próprio município.

Em sua fala, Valença pontuou: “O acesso à saúde mental está sendo negado sucessivamente pela gestão Álvaro Dias e este é, infelizmente, mais um caso. Vale lembrar que a Unidade está sobrecarregada pelo fechamento do CAPS III Leste pela vigilância sanitária do próprio município”, reforçando a gravidade da situação.

A denúncia também revela que tanto a CAERN quanto a Secretaria Municipal de Saúde foram notificadas sobre a falta de água. Em decorrência da crise, a unidade foi forçada a liberar administrativamente os pacientes internados ou a transferi-los para outras unidades da Rede de Atenção Psicossocial do município.

O CAPS AD III Leste, situado na Rua Pacífico de Medeiros, nº 125, no bairro Barro Vermelho, presta serviços essenciais à comunidade, sendo responsável por atender pessoas com problemas de dependência de álcool e outras drogas. A suspensão das atividades tem causado preocupação entre os usuários e seus familiares, que dependem da assistência da unidade para tratamentos contínuos.

A situação apresentada pelo vereador pode levar a sanções e medidas corretivas por parte do Ministério Público, que investigará as condições relatadas. Caso o MP identifique irregularidades, o município poderá ser responsabilizado, com penalidades que vão desde a aplicação de multas até a obrigação de reestruturação imediata da unidade para garantir o funcionamento adequado.

Vereador denuncia condicoes precarias do CAPS AD da zona Leste
Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas III da Zona Leste – Foto: Reprodução/CAPS III

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.