A campanha nacional de vacinação contra influenza começa nesta quarta-feira (10) em Natal, seguindo até o dia 31 de maio. A expectativa é que mais de 204 mil pessoas sejam imunizadas na capital potiguar. A abertura oficial acontece a partir das 8h na Unidade de Saúde São João, localizada na Avenida Romualdo Galvão, em Tirol.
O público alvo da campanha é composto por: crianças na faixa etária de seis meses a menos de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); idosos a partir dos 60 anos; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.
Neste ano, a campanha vai acontecer em dois períodos, de 10 a 19 de abril: vacinação de crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas; de 22 de abril a 31 de maio será a vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país. Também vão ser feitos durante todo período a atualização da Caderneta de Vacinação.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.