A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), iniciada em 12 de abril, avança para uma nova etapa nesta terça-feira (11). A prefeitura do Natal vai começar a vacinar idosos a partir de 60 anos e professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas. Os pontos definidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para receber o imunizante na capital são 20 unidades básicas de saúde e dois drives-thrus: Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias (portão 03).
Em 2021 a campanha de vacina contra a gripe em Natal acontece simultaneamente à vacinação contra a Covid-19, devendo haver intervalo de 14 dias entre as aplicações, quando coincidir o público-alvo das etapas, priorizando o esquema vacinal das doses de Coronavac, Pfizer ou Oxford. É necessário levar no ato da vacinação a caderneta vacinal, documento com foto, comprovante de residência de Natal e contracheque ou declaração da instituição de ensino.
“Como estamos em duas grandes campanhas de vacinação, é importante que a população atente-se aos prazos de intervalo entre as doses e também aos públicos contemplados em cada etapa. Se você tiver tomado uma dose contra a Covid-19, é importante ter intervalo de 14 dias antes do aprazamento da segunda dose”, revelou George Antunes, Secretário Municipal de Saúde, ao Portal N10.
O público de crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde da fase 1 também podem receber o imunizante durante a fase 2 da campanha.
O Ministério da Saúde preconiza que a campanha de Influenza acontece de 12 de abril à 09 de julho em três fases:
Fase 1 (12/04 à 10/05) – Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
Fase 2 (11/05 à 8/06) – idosos com 60 anos e mais, professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas;
Fase 3 (09/06 à 09/07) – doentes crônicos e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Confira a lista dos locais de vacinação:
- Drive Nélio Dias – Av. Guararapes, s/n. Lagoa Azul (Portão 03).
- Drive Palácio dos Esportes – Rua Trairi, 516. Petrópolis (EXCLUSIVO PARA INFLUENZA).
Distrito Sanitário Norte I
- USF Vista Verde – Rua Linda Batista, 18 – Pajuçara
- USF África – Av. Dr João Medeiros Filho, 02 – Redinha
- USF Cidade Praia – Rua São Caetano, 520 -Lagoa Azul
- USF José Sarney – Rua dos Lírios, 231 – Lagoa Azul
Distrito Sanitário Norte II
- USF Potengi – Av. Itapetinga, 02. Conjunto Santarém
- USF Igapó – Rua São Tiago, 01. Igapó
- USF Parque dos Coqueiros – Rua das Pedrinhas, s/n. Parque dos Coqueiros
- USF Pedra do Sino – Rua Pedra do Sino, s/n. Conjunto Soledade I
Distrito Sanitário Leste
- USF Aparecida – Rua Guanabara, 1050 -Mãe Luiza
Distrito Sanitário Oeste
- USF Guarapes – Rua Lagoa Seca, 74.
- USF Bom Pastor – Rua Augusto Calheiros, 01
- UM Felipe Camarão – Rua da Tamarineira, 25
- UBS Quintas – Rua dos Paiatis, 1854
- UBS Esperança – Av. Pernambuco, 214
- USF Novo Horizonte – Rua dos Paiatis, 128
- USF Felipe Camarão III – Rua Itamar Maciel, 360
Distrito Sanitário Sul
- UBS Ponta Negra – Rua José Medeiros, 01
- UBS Pirangi – Av. São Miguel dos Caribes, 650
- USF Planalto – Rua Comunidade Shalom, 15
- UBS Jiqui – Rua União dos Palmares, 11
Influenza (Gripe)
O que é?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.
Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.
O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves.
As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.
Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).
Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.
Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.
Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.
Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias.
Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado. O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não são conhecidos por infectar ou causar a doença em humanos.
Quais os principais sintomas?
Os principais sintomas da gripe são:
- Febre;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça.
Adulto – O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade.
Criança – A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.
Idoso – quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.
Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito, como:
- Calafrios;
- Mal-estar;
- Cefaleia;
- Mialgia;
- Dor nas juntas;
- Prostração;
- Secreção nasal excessiva.
Podem ainda estar presentes na gripe (influenza) os seguintes sinais e sintomas:
- Diarreia;
- Vômito;
- Fadiga;
- Rouquidão;
- Olhos avermelhados e lacrimejantes.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
Existem sintomas diferentes para gripe e resfriado, confira a diferença:
Sintomas comuns de gripe:
- Febre usualmente alta
- Calafrios
- Dores musculares
- Tosse
- Dor de garganta
- Queda no estado geral de saúde
Sintomas comuns de resfriado:
- Tosse
- Congestão nasal
- Coriza
- Dor no corpo
- Dor leve de garganta
Como prevenir a influenza/gripe?
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.
A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe.
Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.