Representantes de motoristas por aplicativo (Uber, 99, Maxim) e trabalhadores do segmento estiveram reunidos, nesta quinta-feira (19/05), na sede da Fecomércio RN, para a apresentação da pesquisa elaborada pela entidade, que mapeou o perfil dos usuários de transporte por aplicativo em Natal. A iniciativa está inserida no projeto Ecossistemas de Competitividade e Inovação em Comércio e Serviços (ECICS) da entidade.
No final de 2021, os motoristas por aplicativo procuraram a instituição para relatar as dificuldades e necessidades do setor. Na ocasião, foi solicitado uma análise de como o Sistema Comércio poderia auxiliar nessas demandas e como elas podem impactar, de forma positiva, no desenvolvimento da atividade na capital potiguar.
“Acionamos a nossa Diretoria de Inovação e Competitividade para atender aos pleitos da categoria e abrir diálogo com esse importante segmento. A atividade dos motoristas por aplicativo está cada vez mais presente na vida das pessoas, por isso, a pesquisa que entregamos hoje traz insumos importantes para que o setor entenda cada vez melhor o seu público e possa pensar novas estratégias”, frisou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
A pesquisa ouviu 605 usuários de transporte por aplicativos, residentes em Natal, no mês de março. O estudo teve como objetivo identificar os hábitos de consumo, aplicativos mais utilizados, frequências de uso, gastos, e principais problemas enfrentados na utilização do serviço. A margem de erro atingido da pesquisa é de 3% com intervalo de confiança de 95%
Em média, 80% dos natalenses já usaram, pelo menos uma vez, os serviços de transporte por aplicativos.
Dentro do universo de pessoas ouvidas, cerca de 42,31% afirmaram que utilizam o serviço para lazer, enquanto 21,16% dos usuários acionam o transporte por aplicativo para trabalho. Perguntados sobre a frequência, 27,27% das pessoas disseram que usam o serviço de duas a seis vezes por semana, já 19,83% dos entrevistados usam apenas uma vez a cada semana.
Para 27,93% dos usuários, a principal motivação para utilizar o transporte por aplicativo é a economia de tempo. Em segundo lugar aparece facilidade e conforto com 26,12%. Segurança e preço representam 15,54% e 13,72%, respectivamente. A pesquisa da Fecomércio RN também constatou que 42,15% dos usuários avaliam positivamente o serviço de uma forma geral, com notas entre 9 e 10.
Dentre os principais problemas relatados pelos entrevistados na pesquisa estão o grande número de cancelamento (62,91%) – para reduzir o problema, a empresa Uber passou a disponibilizar o valor e destino antes do motorista aceitar a corrida. Além disso, o tempo de espera (48,55%) e o preço de algumas viagens (18%), foram relatados de forma negativa.
O diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, que apresentou a primeira fase do trabalho, destacou que o estudo mostra a relevância do segmento para a economia potiguar. “Estamos tratando de um setor que emprega muitas pessoas e, portanto, complexo. Nós também estamos junto aos motoristas de aplicativos trabalhando na articulação de ajustes para a melhoria no projeto que regulamenta a atividade”, pontua Kleiber.
Para os próximos passos, a Fecomércio RN prevê a elaboração de um novo levantamento para calcular as cifras que o segmento de transporte por aplicativos movimenta na economia potiguar
O representante dos motoristas, Humberto Floriano, agradeceu a disponibilidade da Federação para elaboração da pesquisa. “Esse é apenas um primeiro passo na construção dessa parceria que, certamente, ajudará nossa atividade”, concluiu.
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