A casa de Dona Carlinda, uma idosa moradora do bairro de Felipe Camarão – na zona oeste de Natal, será a próxima beneficiada pela Ong ReforAMAR, uma associação sem fins lucrativos que realiza reformas em casas e organizações em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de reformas em suas residências e, assim, transformar suas vidas.
A história de Dona Carlinda é um exemplo da realidade de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Com 79 anos, ela vive em uma casa que precisa de diversas reformas e enfrenta diariamente dificuldades como a falta de água potável e energia elétrica, além de conviver com infiltrações e estruturas que não oferecem segurança. Apesar disso, Dona Carlinda não deseja sair de sua residência, onde criou seus filhos e viveu momentos importantes com sua família.
A ReforAMAR, por sua vez, se uniu com o propósito de ajudar famílias em situação semelhante, por meio da reforma de casas e organizações em situação de vulnerabilidade social. A organização atua desde 2018 e é composta por voluntários de diversas profissões, incluindo arquitetos e eletricistas, e conta com o apoio de empresas do ramo da construção civil.
Para serem selecionadas pela Ong ReforAMAR, as famílias devem atender a alguns critérios, como ter posse ou propriedade do imóvel, estar localizadas no estado do RN, ter logística e segurança para receber a reforma e ter baixa renda. Além disso, a casa deve abrigar crianças, idosos e outros grupos vulneráveis, como pessoas LGBTQIA+.
A reforma da casa de Dona Carlinda será total e envolverá diversas etapas, como a instalação de encanamentos para a melhoria do acesso à água potável, a construção de um banheiro interno, a instalação de sistemas de energia elétrica e a realização de reparos na estrutura da casa.
A casa conta atualmente com três cômodos, e somente é possível distingui-los porque na cozinha há um fogão, no quarto, uma cama e na sala, uma televisão. O banheiro está localizado no quintal. Ainda assim, Dona Carlinda não gostaria de sair da sua residência. Em parte, por não haver outro local onde possa morar, mas, sobretudo, porque foi nesta casa onde criou os seus dois filhos e aproveitou os últimos momentos de convívio com os seus pais.
“Comprei esse terreno quarenta e três anos atrás, com o salário de costureira que eu recebia na época. Foi o meu cunhado quem me ajudou a construir a casa. De vez em quando eu dou umas ‘topadas’ no chão, e a coluna dói muito por causa dos baldes de água que carrego, mas é aqui que eu gostaria de ficar”.
Carlinda Leocádio da Silva ainda revela que com exceção do cuidado que dispensa aos seus dez gatos e das escassas idas à igreja, pouco tempo tem para fazer algo que lhe traga contentamento.
Ação da ONG
A ação social da Ong ReforAMAR tem um impacto significativo não apenas na vida das famílias beneficiadas, mas também na comunidade ao redor, que passa a ter uma visão mais positiva e esperançosa do futuro. A iniciativa é um exemplo de como é possível transformar vidas por meio da colaboração e do trabalho em equipe.
Portanto, a Ong ReforAMAR é uma organização que merece ser reconhecida e apoiada por seu trabalho em prol da melhoria das condições de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social, como Dona Carlinda. É inspirador ver ações como essa que trazem esperança e mudam vidas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.