A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Natal) estará retomando os exames de mamografias na Unidade Móvel a partir de oito de junho.
Para isso, novas práticas serão incorporadas visando resguardar as pacientes e profissionais da saúde, minimizando os riscos de contaminação pela Covid-19. Começando pela fila de espera, onde a distância entre as pacientes será de dois metros, todas usando máscara – aquela que por ventura não tiver, será disponibilizada; antes de subir na unidade móvel, a temperatura de cada mulher será verificada por termômetro digital infravermelho de testa e será fornecido álcool a 70% para higienização das mãos; na recepção, foi instalada uma divisória de acrílico, além do uso de álcool a 70% e luvas; e as técnicas usarão capotes, luvas e máscaras de acetato.
De 8 à 12 de junho, à exceção dos finais de semana e o feriado de Corpus Chirsti (11), e de 15 à 19 de junho a unidade móvel estará, das 7h30 às 15h, na Policlínica Dr Zeca Passos, situada à Praça Augusto Severo, na Ribeira. A demanda de pacientes continua a ser livre, com distribuição de fichas sempre no início do expediente e com atendimento das 7h30 às 15h.
Segundo dados das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia, em dois meses de pandemia, cerca de 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer em todo o Brasil pela falta de realização de exames.
Ana Paula, do Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem da SMS-Natal orienta que “as mulheres acima de 40 anos interessadas em realizar mamografia deverão apresentar no dia do exame a carteira de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. O diagnóstico precoce do câncer de mama é primordial para o êxito no tratamento. Sendo assim, serão tomadas todas as medidas protetivas necessárias para que essa mulher consiga realizar o seu exame sem riscos de contrair o Covid-19”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.
coisa boa…. estava aflita por acha que não poderia fazer a mamografia tão cedo
Graças a Deus ?