A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e o Setor de Vigilância Epidemiologia (SVE) tem intensificado o trabalho de combate e prevenção à dengue em Natal. De acordo com o CCZ, a situação epidemiológica da dengue em Natal mostra que, desde o início do ano já foram notificados 4.468 casos de dengue. Alem disso, dos quatro casos de óbitos notificados, apenas um confirmado até o momento.
“A SMS tem intensificado o combate e o controle do vetor, principalmente com a intervenção do carro fumacê para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Além disso, temos reforçado o trabalho educativo com orientações de prevenção à população. Solicitamos a colaboração da população para ser parceira na prevenção da dengue, porque juntos venceremos essa doença”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonose, em relação as notificações da Febre Chikungunya em Natal, observa-se um total de 1.441 casos notificados, sendo que nenhum caso da doença foi confirmado no município.
Quando observado o diagrama de controle, que define a situação epidemiológica em relação ao comportamento epidêmico, nota-se que a epidemia iniciada desde a 6ª semana epidemiológica mantêm-se durante esta semana, verificando uma tendência de queda.
“Diante desse quadro, as operações de controle vetorial define suas ações no sentido de priorizar as áreas da cidade com maiores incidências e situação vetorial favorável para manutenção da transmissão da doença, identificando áreas para a dengue e agindo de acordo com as situações de risco, visando conter a expansão da epidemia, bem como debelando situações de surto já instaladas”, destacou Alessandre Medeiros.
O chefe do Centro de Controle de Zoonoses explica que além do trabalho de visita dos agentes de endemias para inspeção de imóveis, com o objetivo de eliminar e tratar possíveis criadouros de mosquito transmissor da dengue, a SMS tem desencadeado operações de eliminação da forma adulta do vetor com a utilização de equipamentos de nebulização de inseticidas, bem como em equipamentos de fumacê portátil.
Dentro das ações do Plano de Contingência, a SMS já vem combatendo o mosquito Aedes aegypt, com a operação do carro fumacê em 19 bairros. A operação do carro fumacê já concluiu nos bairros do Distrito Sanitário Leste, de Cidade Alta, Alecrim, Barro Vermelho, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Petrópolis, Praia do Meio, Rocas, Santos Reis, e em operação na Praia de Areia Preta. No Distrito Sanitário Norte I, o bairro de Pajuçara já concluído e operando em Lagoa Azul e Redinha. No Distrito Norte II, os bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Potengi já foram concluídos.
O Distrito Sanitário Oeste têm conclusos os bairros Bom Pastor, Bairro Nordeste, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Dix-sept-Rosado, Felipe Camarão, Nossa Senhora de Nazaré e Quintas. No Distrito Sanitário Sul já está concluído no bairro de Planalto e operando em Ponta Negra, Lagoa Nova e Nova Descoberta.
Cada operação tem duração média de três semanas, podendo ser ampliada de acordo com avaliação dos índices vetoriais e das incidências dos casos da doença.
Carro Fumacê
Carro fumacê é o nome popular das operações UBV (Ultra Baixo Volume), que é uma ação de combate à dengue. As operações de UBV pesado são de caráter transitório e emergencial. A primeira situação visa cortar o ciclo de transmissão da dengue no município intervindo na continuidade da epidemia. Já na situação emergencial é necessário a entrada com a operação UBV pesado, até o estado sair da epidemia, quando também as operações são interrompidas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.