O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Natal) recebeu mais uma importante adição: um Cardioversor Desfibrilador, aparelho elétrico com diversas funções essenciais para restaurar a saúde do paciente com problema cardíaco.
A chegada do aparelho é fruto de um projeto enviado pela coordenação do SAMU ao Ministério Público do Trabalho. Este projeto propõe que o dinheiro arrecadado em multas, aplicadas às empresas que estão descumprindo as legislações trabalhistas e regras de segurança do trabalho, seja revertido em doações como a que foi recebida esta semana.
O Cardioversor Desfibrilador é um aparelho que comporta nele tanto um desfibrilador, comumente conhecido pela sua utilização durante paradas cardiorespiratórias, quanto um cardioversor, outro tipo de equipamento utilizado para corrigir arritmias cardíacas no paciente.
Monitoramento cardíaco, eletrocardiograma completo (em suas 12 derivações) e oximetria de pulso, na qual se mede o nível de oxigênio no sangue do paciente, são algumas das outras funções do aparelho. “Este equipamento é importantíssimo e imprescindível para se ter na ambulância”, declarou Renata Campos, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente. Atualmente no Brasil, 300 mil pessoas são vítimas de morte súbita em decorrência de arritmias cardíacas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.