Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da prefeitura do Natal iniciam nesta quinta-feira (27) a Operação Padrão – que reduz a escala de profissionais em cinquenta por cento.
Em assembleia realizada no dia 20 de dezembro, no Sindicato dos Médicos do RN, a categoria decidiu por unanimidade reduzir os atendimentos em reivindicação por melhores condições de trabalho e mudança imediata em todo o sistema de retaguarda da rede de saúde para que a população tenha um melhor atendimento.
Outra reivindicação dos médicos que atuam no SAMU Natal é para que a Secretaria de Saúde corrija a perda salarial de quase dois mil reais que a categoria teve após a implementação do plano de carreira com a retirada de gratificações.
Durante a Operação Padrão, que será realizada por tempo indeterminado, os pacientes serão atendidos mediante disponibilidade da equipe, que estará reduzida tanto na regulação quanto na intervenção (socorro médico).
Existe a previsão de que o prefeito Álvaro Dias receba o Sinmed-RN e representantes do SAMU na sexta-feira (28) em seu gabinete para tentar viabilizar soluções para as reivindicações da categoria.
“Compreendemos a reunião proposta pelo prefeito, mas a situação é muito grave e decidimos pela paralisação para sensibilizar a secretaria de saúde do município”, afirmou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed, referindo-se a gravidade de uma paralisação durante as festividades de final de ano.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.