As motocicletas com equipamentos de primeiros socorros para atendimentos rápidos, também chamadas de “motolâncias”, devem ser retomadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Natal nos próximos meses. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que o serviço, implantado em 2009 e suspenso em 2012, seja beneficiado com profissionais aprovados no processo seletivo simplificado, cujo resultado está previsto para o próximo dia 10.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, se reuniu com a coordenação do Samu Natal nesta quarta-feira (23) para discutir as melhorias que devem ser feitas ao serviço em breve e ouviu os relatos dos servidores sobre as dificuldades vividas no dia a dia.
“Pretendemos retomar até o final do ano a operacionalização das motolâncias, que é um serviço pioneiro lançado pelo município de Natal juntamente com Salvador (BA) e o modelo foi adotado pelo Ministério da Saúde em todo o país. Ele estava parado por déficit de pessoal e agora, com o processo simplificado, iremos retomá-lo, assegurando um menor tempo de resposta, em especial nas ocorrências de trânsito e violência interpessoal”, disse o secretário.
Luiz Roberto afirmou ainda que é intenção da SMS e do prefeito Carlos Eduardo, ao final de sua gestão, entregar aos natalenses quatro unidades de terapia intensiva (UTIs) móveis e 12 unidades de suporte básico e que há a possibilidade de criação de uma nova central de regulação, que visa a junção da central de urgência e a de leitos, exames e a parte ambulatorial. Ele disse que isso é um sonho da gestão e segue a política do próprio Ministério da Saúde. “Vamos trabalhar de forma ávida para concretizar essa meta”.
Hoje, o SAMU Natal está aquém das necessidades da cidade pois, quando foi criado em 2002, foi dimensionado para uma população de 637 mil habitantes. Hoje, Natal já supera a marca de 860 mil habitantes, é conurbada com várias outras cidades e tem uma população flutuante acima de 1,2 mil pessoas durante o dia, com um trânsito que contribui para a violência, vias públicas que não tiveram significativas ampliações, coisas que comprometem a capacidade de resposta em termo de tempo por parte dessas viaturas.
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