Oitocentos e noventa e seis famílias de Natal foram sorteadas nesta segunda-feira (15) com uma unidade habitacional no Village de Prata, no bairro do Planalto. O prefeito Carlos Eduardo promoveu o sorteio, no Salão Nobre da Prefeitura de Natal, acompanhado por representantes da Caixa Econômica Federal, Ministério Público, Vereadores, Sinduscon, Secretários e líderes de movimentos sociais. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Município e está disponível no facebook. A Secretaria de Habitação, Regularização Fundiário e Projetos Estruturantes (Seharpe) vai agendar com os sorteados o dia para a entrega da documentação.
Carlos Eduardo comemorou o fato e antecipou que solicitou ao Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, a construção de outras três mil unidades na capital potiguar.
O prefeito enfatizou a importância da parceria com a Caixa Econômica Federal, Ministério Público e com o MLB – Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas, entidade dos movimentos sociais, ligada a questão habitacional. “Entregar essas unidades não é um favor ou concessão de ninguém. É antes uma obrigação nossa como gestores públicos. Por isso, juntos formamos essa parceria para melhorar a condição de vida da nossa população”, explicou.
O Superintendente da Caixa Econômica Federal no RN, Carlos Antônio Araújo compareceu à solenidade acompanhado por grande parte da gerência executiva do banco. “Agradeço ao Prefeito pelo convite, porque assim podemos, enquanto empresa do Estado Brasileiro, prestar conta do trabalho, inclusive no cumprimento de sua missão que é melhorar a qualidade de vida das pessoas e moradia digna faz parte delas”, disse. Segundo Araújo, em Natal foram entregues pela CEF, próximo de 11 mil moradias.
Wellington Bernardo, líder do MLB reconheceu o esforço da Prefeitura na busca para diminuir o déficit habitacional na capital potiguar e relembrou a necessidade de que serviços básicos de transporte, saúde e educação devem acompanhar a entrega dessas unidades, como forma de garantir a fixação desses beneficiados às suas moradias. “Esse é um momento importante na vida daqueles que não têm moradia em Natal. Foi na gestão do prefeito Carlos Eduardo, tanto nessa quanto na passada, que conseguimos resgatar a discussão da necessidade de identificar as favelas em Natal. Foi graças ao Plano Municipal de Habitação que podemos identificar as famílias, o perfil das pessoas. Nós não tínhamos isso. Foi um passo importante”, comentou o representante do MLB.
A Promotora da Justiça e Cidadania, Danielle Veras esteve na solenidade e reconheceu a importância social da entrega das habitações. “Esse evento mostra um passo importante dado o número grande de famílias, cuja movimentação vem sendo acompanhada pelo Ministério Público e toda a construção desse empreendimento que vai ser de extrema importância social para a nossa cidade”, avaliou.
O secretário da Seharpe, Carlson Gomes alertou aos vencedores do sorteio que não existe a necessidade de uma “corrida” à secretaria, vez que todos serão comunicados para o agendamento da entrega da documentação. Segundo o secretário, a construção do Village de Prata é mais um passo importante para entregar moradia digna à população carente da cidade. “É uma luta que começou há muitos anos e agora estamos entregando o Village de Prata, com oito blocos, 1.792 unidades, sendo que sorteamos 896 e a outra metade dedicamos às comunidades que atualmente não tem moradia digna”, explicou.
Além dos titulares das unidades, foi sorteado nesta segunda-feira, o dobro do número de vagas para formação de um cadastro de reservas, que somente será utilizado, obedecendo rigorosamente a ordem de sorteio, caso haja desistência ou impedimentos de ordem legal, após análise pela Seharpe e Caixa Econômica Federal, dos beneficiários sorteados (titulares), não sendo válida a sua utilização para a seleção de quaisquer outros empreendimentos. Caso não haja a utilização de sorteados do Cadastro de Reserva, os mesmos retornarão ao banco de dados do Programa Minha Casa Minha Vida, para fins de seleção em um próximo empreendimento.
Confira relação dos sorteados:
Residencial Elino Julião
Residencial José Prudêncio Marinho
Residencial João Bastos Santana
Residencial Júlio Lira da Silva
Residencial Professora Noilde Ramalho
Residencial Severino de Souza Marinho
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.