A prefeitura do Natal confirmou nesta terça-feira (01/06) que é a favor da realização de jogos da Copa América na capital potiguar, desde que o evento não envolva recursos públicos e sejam cumpridos todos os protocolos de segurança sanitária previstos nos decretos municipais para esse tipo de evento, por causa da Covid-19.
Após a Conmebol anunciar, em 31 de maio, que a Copa América aconteceria no Brasil, a Arena das Dunas, em Natal, chegou a ser cogitada como uma das sedes para os jogos.
O município ainda confirmou que teve diálogo com a Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) sobre o assunto, mas informou que não recebeu nenhum comunicado oficial. A assessoria de imprensa da prefeitura ainda considerou que a decisão final sobre o assunto caberia às entidades do futebol em negociação com a Arena das Dunas, em “uma relação entre entes privados”.
Apesar do posicionamento favorável do município, a administradora da Arena das Dunas afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que dependeria de autorização do Governo do RN para realizar os jogos, uma vez que o estádio é concedido por meio de uma uma parceria-público-privado com o estado.
A governadora Fátima Bezerra já se manifestou contrária ao evento e informou que, por causa da pandemia da Covid-19, o estado não tem “segurança epidemiológica” para sediar jogos da Copa América.
Pandemia no RN
O Rio Grande do Norte vive o pior momento da pandemia. Maio é o mês com o maior número de casos confirmados de Covid-19 no RN desde o início da pandemia. O Rio Grande do Norte registrou até esta segunda (31) 268.426 casos confirmados de Covid-19 e 6.116 mortes pela doença.
Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta terça-feira (01/06), que, no que depender do governo federal, a Copa América 2021 será sediada no Brasil. Na segunda, após reuniões no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou que ainda não havia confirmação sobre a realização do campeonato no país.
“No que depender de mim e de todos os ministros, inclusive o da Saúde – já tá acertado –, haverá. Protocolo é o mesmo da Libertadores, é o mesmo da Sul-Americana, é a mesma coisa”, disse o presidente a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.
“Copa América: sim, fui consultado no dia de ontem pela CBF. Conversei com todos os ministros interessados. Da nossa parte, positivo. Agora, o que que está havendo aqui: um movimento da Globo contrário, porque o direito de transmissão é do SBT. Está havendo jogo da Libertadores, não tá havendo? Também da Sul-Americana”, apontou o presidente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.