A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), informa que, durante greve convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Norte (Sintro) desde terça-feira (18), está autorizada a operação permissionários do transporte opcional no mesmo itinerário das linhas de ônibus. A autorização é prevista na Portaria nº 05/2022, da STTU, publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (19).
Transportes escolares, táxis, transportes da Região Metropolitana e de turismo registados no Departamento de Estradas e Rodagens (DER) também estão permitidos a operar no itinerário das linhas de ônibus.
Esta medida destina-se a garantir o deslocamento da população durante o movimento grevista. A portaria tem vigor até o fim do período de paralisação dos trabalhadores em transportes rodoviários.
Por meio da greve, o Sintro cobra um reajuste salarial da categoria em cerca de 10% e a reposição do pagamento integral do vale-alimentação, que foi reduzido nos últimos anos.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), na última audiência realizada entre o sindicato e o Sintro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), as duas categorias solicitaram um adiantamento na negociação para janeiro, enquanto governo do RN e prefeitura de Natal negociavam sobre a renovação das isenções dos impostos cobrados nos combustíveis para o transporte público.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.