As unidades de saúde da capital potiguar continuam realizando o Pré-Natal conforme orientação do Ministério da Saúde, com agendamento prévio, reduzindo o tempo de permanência nos locais. Esse acompanhamento é essencial para gestantes, uma vez que através dele é possível evitar complicações durante a gravidez e garantir um parto seguro para a criança.
Apesar do período de alerta em função do novo coronavírus, as mulheres que deram início ao acompanhamento devem dar continuidade e quando houver suspeita de gravidez podem buscar a unidade de saúde mais próxima para confirmação e início da assistência.
O Pré-Natal contempla uma série de exames como teste rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, glicemia, sorologias, ultrasonografia, entre outros. Além disso, as vacinas são colocadas em dia e também são realizadas pelo menos seis consultas, com maior frequência no terceiro trimestre da gestação. Nas unidades de saúde do município esse processo é realizado por médicos e enfermeiros especializados.
“É muito importante que as mulheres façam o Pré-Natal, ele pode salvar a vida de uma mãe e da sua criança. Percebemos uma diminuição que não pode ocorrer nesse período da pandemia. Através dos exames é possível identificar uma série de complicações que podem ser corrigidas ou amenizadas para um parto mais seguro. Esse acompanhamento não pode parar e nossas unidades estão preparadas para atender as pessoas com os cuidados necessários diante da COVID-19”, comenta Ana Paula Magalhães, Técnica do Núcleo de Saúde da Mulher da SMS-Natal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.