Natal
Tendência

Polícia Civil desarticula grupo que promovia “Desafio da Baleia Azul” em Natal

Os crimes investigados incluem indução ao suicídio, automutilação, divulgação de dados sigilosos e associação criminosa, com mais possíveis acusações ainda em análise pelas autoridades.

Uma operação conjunta da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA/Natal) e da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA) desarticulou um grupo que incentivava adolescentes a participar do perigoso “Desafio da Baleia Azul”. A ação ocorreu nesta terça-feira (3) na capital do Rio Grande do Norte, como parte de um esforço coordenado entre forças nacionais e internacionais para combater crimes cibernéticos que afetam jovens vulneráveis.

A investigação, iniciada após alertas emitidos pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB/MJSP), contou com a colaboração da Agência de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos (HSI) e do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP/PCRN). As autoridades identificaram um adolescente envolvido em atividades ilícitas na internet, que promoviam automutilação e indução ao suicídio.

Segundo fontes oficiais, essas atividades estão diretamente associadas ao jogo mortal da Baleia Azul, que desafia seus participantes a realizar uma série de tarefas perigosas, culminando em automutilação e, em casos extremos, suicídio.

No cumprimento de mandados de busca e apreensão, autorizados pela 3ª Vara da Infância e Juventude de Natal, foram encontrados diversos dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores. Esses aparelhos serão submetidos à perícia com o objetivo de identificar outras possíveis vítimas e pessoas envolvidas no esquema criminoso. Os crimes investigados incluem indução ao suicídio, automutilação, divulgação de dados sigilosos e associação criminosa, com mais possíveis acusações ainda em análise pelas autoridades.

De acordo com a Polícia Civil, o principal objetivo da operação foi apreender materiais eletrônicos utilizados pelos adolescentes para a prática de crimes. A Polícia reforça a importância de pais e responsáveis acompanharem de perto o que seus filhos acessam online, especialmente devido ao aumento dos casos envolvendo desafios perigosos que circulam nas redes sociais.

Que desafio é esse

O Desafio da Baleia Azul ganhou notoriedade ao longo dos anos por ser um jogo virtual que, supostamente, conduz jovens a cometerem uma série de atos autodestrutivos, com os organizadores pressionando emocionalmente os participantes. Conforme o Código Penal Brasileiro, a pena para quem induz ou instiga alguém ao suicídio pode variar de 1 a 3 anos de prisão, podendo aumentar em casos de automutilação ou morte.

Essa operação destaca o crescimento das investigações no campo cibernético, uma vez que a internet se tornou um meio perigoso para adolescentes que, sem a devida supervisão, podem se envolver em desafios como o da Baleia Azul. Esse tipo de ação reforça a necessidade de uma maior conscientização por parte das famílias, da sociedade e das escolas, alertando sobre os perigos que se escondem por trás das telas dos dispositivos eletrônicos.

A Polícia Civil também aproveitou a ocasião para destacar a importância das denúncias anônimas, pedindo que a população continue colaborando através do Disque Denúncia 181.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.