Natal

Pesquisa revela que 25% da população de Natal têm hipertensão

Dados inéditos da Pesquisa VIGITEL, do Ministério da Saúde, revelam que 25% da população de Natal têm hipertensão arterial. A doença acontece quando a pressão para bombear o sangue ultrapassa os limites médios e começa a exigir maior esforço do coração para realizar esse bombeamento.

Também conhecida como pressão alta, essa complicação pode prejudicar o coração, os rins, os olhos e o cérebro. De acordo com o cardiologista do Hospital Universitário de Brasília, Gustavo Gir, a doença tem grande influencia genética e por isso, quem tem algum familiar que tenha hipertensão precisa ter cuidado redobrado.

“Isso não quer dizer, necessariamente, que esta pessoa vai desenvolver a pressão alta. Porque de repente ela tem hábitos de vida que são muito saudáveis: pratica atividade física, tem uma dieta adequada, não é obeso. Ou seja, tem um bom padrão de vida. E isso pode evitar que essa pessoa desenvolva pressão alta mesmo tendo um histórico familiar bastante propício ou que ela venha a desenvolver numa fase bem mais tardia do que ocorre na família dela”.

No SUS, pacientes com hipertensão são diagnosticados e tratados gratuitamente com medicamentos. Mas, independente do caso, a alimentação saudável precisa obrigatoriamente ser adotada, como esclarece o cardiologista Gustavo Gir.

“Hábitos de vida saudáveis inclui uma dieta com restrição ao sal e nossa cultura é muito forte no uso do sal. Isso tem que, de fato, ser evitado e combatido. A prática regular de atividade física não precisa ser intensa, mas 30 minutos de caminhada, pelo menos cinco vezes por semana é custo efetivo, é barato, todos podem fazer”.

Outras dicas para evitar a pressão alta são: evitar alimentos gordurosos, não fumar, moderar o consumo de álcool, controlar o diabetes e evitar o estresse. Como prevenção, também é bom medir a pressão arterial ao menos duas vezes por ano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.