O candidato à Prefeitura de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), destacou em seu horário eleitoral gratuito, nesta terça-feira, 15 de outubro, uma proposta voltada para a educação municipal e reforçou o andamento do projeto de reurbanização da orla de Ponta Negra, que teve início durante a gestão atual.
Durante a transmissão, a campanha exibiu imagens da obra de engorda de Ponta Negra, uma das principais praias turísticas de Natal, e Paulinho aproveitou para criticar a falta de apoio de suas adversárias políticas. “Aqui não tem Natália, nem Fátima. Nenhuma delas destinou recursos ou trabalho para esse projeto. O governo delas atrasou muito o começo da obra“, disse, referindo-se à candidata Natália Bonavides (PT) e à governadora Fátima Bezerra (PT).
Segundo o candidato, a requalificação da orla deve trazer benefícios diretos ao turismo, gerando mais desenvolvimento econômico para a cidade.
Além das críticas à oposição, Paulinho Freire apresentou uma de suas principais propostas para a educação: o intercâmbio internacional para estudantes da rede municipal. Inspirado em um projeto similar implementado na cidade de Recife, Pernambuco, o candidato destacou a importância de adotar ideias que já mostraram resultados. “Para construir a Natal do futuro, é preciso olhar para exemplos que já deram certo“, afirmou.
O programa proposto por Freire, intitulado Natalenses no Mundo, pretende oferecer cursos rápidos de inglês para alunos e professores da rede municipal. A proposta é que, anualmente, os 30 melhores alunos e 10 professores sejam selecionados para um intercâmbio internacional de quatro semanas, totalmente custeado pela prefeitura. “Vamos oportunizar aos alunos da rede municipal a realização dos mesmos sonhos dos alunos da rede privada”, acrescentou o candidato.
A campanha de Paulinho também reforçou que essa medida visa promover uma maior igualdade de oportunidades entre os estudantes da rede pública e privada, permitindo que os alunos da rede municipal possam ter uma experiência educacional de padrão internacional. O intercâmbio seria uma maneira de ampliar as perspectivas dos jovens natalenses, além de qualificar os professores que atuam na rede pública de ensino.
Paulinho Freire encerrou sua fala reforçando que, caso seja eleito, o projeto Natalenses no Mundo será uma prioridade para sua gestão, oferecendo aos estudantes uma oportunidade única de crescimento pessoal e acadêmico.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.