Circula nas redes sociais um vídeo de um paciente que estava, pela terceira vez, na Unidade Mista de Saúde do bairro Cidade da Esperança – na zona Oeste de Natal, buscando no Sistema de Regulação o agendamento de alguns exames que precisa fazer.
No vídeo, o homem relata que a unidade não conta com a presença de profissionais para realizar esse tipo de atendimento e que, quando tem, só são distribuídas 15 fichas pela manhã. Número insuficiente para alta demanda.
Muito revoltado, o paciente relata que esta já é sua terceira tentativa frustrada e que, na longa fila que se forma, estão pessoas até com deficiência. Mesmo chegando cedo e esperando por horas expostos ao sol, a maioria dos usuários ficam sem atendimento.
O atendimento lento e as filas demoradas são reclamações já conhecidas nesta unidade. Confira o vídeo abaixo:
Nota do sindicato
Após a repercussão do caso, o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde-RN) veio a público:
Ressaltamos que os trabalhadores, não só desta, mas de todas as UBS de Natal, lidam diariamente com uma sobrecarga gigantesca de trabalho.
É preciso que a gestão Municipal convoque os aprovados no último concurso urgentemente para que assim as unidades passem a contar com recursos humanos suficientes para atender a alta demanda. Do jeito que está, não dá para ficar, porque sofrem os pacientes e os trabalhadores. Prefeito, olhe para a situação deste senhor no vídeo. Quantos morrem nas filas de espera sem a chance de marcar um exame? Não nos calaremos diante da insatisfação da população e dos trabalhadores. Exigimos respostas!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.