Natal

Ônibus voltam a circular progressivamente em Natal

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) informou que desde as 6h de hoje (23) a frota de ônibus na capital está liberada progressivamente. Os ônibus pararam de circular desde quinta-feira (19), após ataques a prédios públicos e veículos de transportes urbanos devido a transferência de 220 presos da penitenciária de Alcaçuz.

No sábado (21) o serviço de transporte de ônibus voltou parcialmente, com a tentativa de usar 30% da frota. No final da tarde houve nova paralisação. De acordo com o diretor de comunicação do Sintro-RN, Harley Davidson, a desistência de regularizar a frota nas ruas foi provocada por um novo ataque ocorrido no sábado, no bairro Felipe Camarão, onde a empresa Nossa Senhora da Conceição opera um terminal. “Um homem quebrou o para-brisa do veículo com uma coronhada de arma calibre 12. Supomos que era um aviso para não circular. A Polícia Militar (PM) foi acionada e os veículos retirados de circulação”, contou.

No domingo (22) os rodoviários e as empresas decidiram não sair às ruas. Hoje, Davidson afirma que a volta foi motivada pela presença das Forças Armadas. “Hoje a gente consegue ver a presença deles nas ruas, estão dando apoio nos terminais”, explica. “A expectativa é retomar a frota completamente, queremos isso. Se não houver novos ataques podemos ter 100% dos veículos circulando.”

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Rio Grande do Nortes (Seturn-RN) divulgou nota em que aguarda o retorno “paulatinamente” dos ônibus em Natal nesta segunda e justifica a suspensão do serviço. “Não há como disponibilizar a frota à população, pois o risco é iminente e os prejuízos incalculáveis. A preocupação não é pela depredação do patrimônio das empresas, mas, principalmente, para preservar a integridade física dos seus funcionários e clientes”, diz o texto.

A nota pede forças de segurança em tempo integral nas rotas de ônibus, terminais e garagens das empresas para que o serviço seja normalizado completamente. O Seturn também informa que vai solicitar compensação do governo para os dias em que os ônibus não circularam: “precisamos urgentemente de compensação para superar os enormes e insuportáveis prejuízos que tivemos com perda de patrimônio e com falta de faturamento”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.