Em nota divulgada neste domingo (22), o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) afirma que pretende retomar a circulação de pelo menos parte da frota de ônibus em Natal a partir desta segunda-feira (23). Após prometerem uma frota emergencial para este fim de semana, apenas alguns ônibus das empresas Trampolim da Vitória e Conceição foram às ruas no sábado (21). Hoje, nenhum ônibus circulou na capital potiguar.
O Seturn cobra ações para poder liberar sua frota. “Necessitamos de garantias reais de segurança por parte dos governos municipal, estadual e federal, em tempo integral nas rotas, terminais e garagens, para que, somente assim, possamos liberar parte da nossa frota”, diz a nota.
O sindicato ainda citou as perdas que tiveram com os veículos que foram incendiados e pelos dias que não circularam. “Precisamos urgentemente de compensação dos governos para fazer frente aos enormes e insuportáveis prejuízos que tivemos com perda de patrimônio e com falta de faturamento por impossibilidade de operação”.
Confira a nota na íntegra:
“O SETURN- Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal e suas associadas, vem a público externar a mais sincera inconformação, por estarem, mais uma vez, sendo alvos principais de injustos atos de vandalismo, como imerecido tem sido o tratamento dispensado há muito pelos poderes públicos municipal e estadual.
Não há como disponibilizar a frota à população, pois o risco ainda é iminente e os prejuízos incalculáveis. A preocupação não é só pela depredação do patrimônio das empresas, mas, e principalmente, para preservar a integridade física dos seus funcionários e clientes usuários.
Assim, necessitamos de garantias reais de segurança por parte dos governos municipal, estadual e federal, em tempo integral nas rotas, terminais e garagens, para que, somente assim, possamos liberar parte da nossa frota para trazer as pessoas de volta às suas diversas atividades, reativando o comércio, a indústria e prestadores de serviços; levando e trazendo os empregados e os clientes, em segurança, reativando, assim, a economia local.
Também precisamos urgentemente de compensação dos governos para fazer frente aos enormes e insuportáveis prejuízos que tivemos com perda de patrimônio e com falta de faturamento por impossibilidade de operação.
Esperamos, assim, poder retomar a operação de transporte, mesmo que paulatinamente, amanhã, segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2017.
SETURN e Associadas.”
Mesmo com a atuação das Forças Armadas em Natal e região metropolitana, um veículo particular foi incendiado na madrugada deste sábado (21) na Zona Oeste de Natal.
Até o momento, vinte e seis ônibus e micro-ônibus, cinco viaturas do governo do estado e das prefeituras, um caminhão, dois carros particulares, quatro delegacias e outros três prédios públicos foram alvos de criminosos. Não há informação de pessoas feridas. Os atentados, a maioria incendiários, foram registrados em dez municípios.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.