Nos próximos dias, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) concluirá a pavimentação de mais um trecho duplicado da Avenida Moema Tinoco, na Zona Norte de Natal. As obras fazem parte da segunda etapa do programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana do Governo do Estado, que está investindo R$ 26 milhões na expansão viária da região.
Segundo o governo, a duplicação trará melhorias para o tráfego e facilitará o deslocamento de cerca de 500 mil moradores de bairros da Zona Norte e de cidades vizinhas como São Gonçalo do Amarante e Extremoz.
A ampliação da infraestrutura da Moema Tinoco pode ser um marco para a mobilidade e o desenvolvimento socioeconômico da Região Metropolitana de Natal. Além de melhorar a segurança e o conforto para os motoristas e moradores, a via também serve como rota de ligação estratégica entre a capital e o Litoral Norte, com acesso facilitado às praias e ao Aeroporto Internacional da Grande Natal.
“Essas obras representam mais do que a melhoria da infraestrutura. Elas são um marco no desenvolvimento econômico e social da região metropolitana”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, ao reforçar que o projeto é essencial para impulsionar o turismo e promover o crescimento sustentável da região.
Na Avenida Moema Tinoco, serviços complementares, como drenagem e esgotamento sanitário, estão na fase final e são conduzidos pela CAERN. O projeto da Segunda Etapa também contempla melhorias na Avenida Tocantínea, outro ponto importante para a circulação na Zona Norte. “Envidamos esforços, superamos os obstáculos e estamos trabalhando para finalizar essa etapa”, disse o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
Paralelamente, o governo já está em planejamento para a terceira e última etapa do projeto, que irá conectar o viaduto da Avenida das Fronteiras ao entroncamento da BR-101, conhecido como “Gancho de Igapó”. Esse trecho é considerado essencial para a integração viária entre a capital e o entorno metropolitano, especialmente para reduzir os gargalos de tráfego na área.
O programa Pró-Transporte, iniciado em 2007 pela Prefeitura do Natal e transferido para o Governo do Estado em 2013, passou por diversas fases de execução e enfrentou entraves relacionados a indenizações de imóveis ao longo da rota projetada.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.