Neste mês de novembro, o Brasil terá três feriados nacionais, marcados por datas de grande relevância histórica e cultural. Em Natal, o calendário se expande com um feriado adicional, totalizando quatro datas comemorativas.
Neste ano, o 20 de novembro estreia como feriado nacional, instituído em memória ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data, anteriormente celebrada em diversos estados e municípios, agora passa a ser um feriado de abrangência nacional.
A lei que oficializa o 20 de novembro (quarta-feira) como feriado nacional foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2023, após aprovação no Congresso Nacional. O dia marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores quilombos do período colonial e símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil. Desde 2003, a cultura e história afro-brasileira fazem parte do currículo escolar no país, e, em 2011, o 20 de novembro foi oficializado como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, embora, até então, não fosse feriado em âmbito nacional.
Além deste novo feriado, novembro inclui outros dois feriados nacionais tradicionais. Neste sábado, 2 de novembro, ocorre o Dia de Finados, um momento dedicado a homenagear entes queridos que já partiram, marcado por visitas a cemitérios e celebrações religiosas.
Em seguida, no dia 15 de novembro, sexta-feira, será comemorada a Proclamação da República, relembrando o ano de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou o fim da monarquia e o início do sistema republicano no Brasil.
Para os moradores de Natal, o mês de novembro conta ainda com uma data especial: o feriado municipal de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade, celebrado no dia 21 de novembro (quinta-feira). Com isso, os natalenses terão feriados em dois dias consecutivos, já que o Dia da Consciência Negra acontece no dia anterior.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.