Atracou na manhã desta terça-feira (9), no Porto de Natal, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira“, que pertence a Marinha do Brasil. A embarcação estará aberta à visitação no próximo final de semana – sábado (13) e domingo (14), para todo o público e a entrada é gratuita. O objetivo do navio é estudar e monitorar áreas oceânicas do litoral brasileiro
Segundo o Capitão de Corveta, Douglas Luiz, o estudo em destaque é pioneiro no país. “A principal pesquisa desenvolvida aqui é voltada para coleta de microplásticos na superfície do oceano. O navio possui uma rede que é lançada da popa, e esse equipamento faz uma espécie de arrasto que retira resíduos plásticos do mar através de um processo de filtragem. Uma das ideias, além de quantificar a poluição, é eliminar esses pequenos materiais que afeta a cadeia alimentar aquática e consequentemente o homem”.
De acordo com o capitão, o navio é novo e foi construído há três anos, tem 78 metros de comprimento e pesa em torno de 4,2 toneladas. A tripulação conta com 90 militares e mais 26 pessoas, entre cientistas e equipes de apoio. Além da principal linha de pesquisa que é realizada por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o navio tem a capacidade de coletar dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinho.
O navio conta com três laboratórios de pesquisa e monitoramento, convés de voo onde fica o heliporto, sala de máquinas, estação de rádio, cabine de comando, dormitórios e refeitórios para a tripulação, pequenas embarcações que podem ser lançadas ao mar e guindastes. A tripulação saiu do Rio de Janeiro em setembro e a última parada foi em Maceió, capital de Alagoas. A próxima escala, depois de Natal, será em Fortaleza, em seguida retorna à capital carioca.
A duração da pesquisa é de três meses, já que o “Vital de Oliveira” saiu dia de 3 setembro e tem previsão de chegada ao Rio no dia 5 de dezembro.
Navio da Marinha em Natal
Visitação: sábado (13) e domingo (14) das 14h às 17h;
Entrada: Gratuita
Local: Terminal Marítimo do Porto de Natal, na Rua Chile, Ribeira.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.