A candidata à Prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT), afirmou nesta terça-feira (15), em entrevista ao programa Jornal 91, da rádio 91.9 FM, que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à capital potiguar será um marco importante para as últimas semanas de sua campanha no segundo turno.
A presença do presidente, marcada para esta quarta-feira (16), inclui um evento ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT), no qual serão anunciados investimentos do governo federal para a cidade.
Após o evento, Lula participará de um comício na Zona Norte de Natal, ao lado de Natália.
“Muito feliz com a vinda dele. Na época do primeiro turno, tinha muita coisa acontecendo no país. A nossa campanha é a mais olho no olho, pé no chão, campanha de rua como há muito tempo a cidade não via. Eu acho que a vinda dele vai simbolizar a potência dessa união, eu como prefeita e ele como presidente, de trazer investimentos para Natal, que está perdendo muita oportunidade por falta de articulação“, comentou a candidata.
Esclarecimento sobre o projeto de roubos insignificantes
Durante a entrevista, Natália Bonavides aproveitou para responder sobre o projeto de roubos insignificantes, tema que vem sendo usado por seu adversário, Paulinho Freire (União Brasil), nas propagandas eleitorais. Ela explicou que a proposta busca desassociar delitos menores de crimes graves, garantindo que casos de menor relevância sejam tratados com a devida proporção.
“O que o projeto faz é que uma mãe, que em situação de desespero rouba comida para alimentar seu filho, não vá parar no mesmo lugar que criminosos perigosos. E isso já existe hoje, por exemplo, para empresários que sonegam impostos. É basicamente isso. E o STF já aplica. O que a gente vê é um candidato falando que vai ser certo roubar celular“, afirmou a candidata, refutando as críticas de seu adversário.
Propostas para educação, transporte e saúde
Natália também detalhou suas prioridades de gestão, caso seja eleita, com foco em educação, transporte público e saúde. Ela ressaltou que a falta de vagas em creches é um dos maiores problemas enfrentados por muitas mulheres da cidade que não conseguem trabalhar por não ter onde deixar seus filhos.
“São muitas as mulheres em Natal que não podem ter um emprego. Temos propostas para curto e longo prazo, que será uma medida emergencial que é o diálogo com entidades filantrópicas e da iniciativa privada para abrir vagas de emergência, para depois suceder pela de longo prazo, que são as 10 obras de creche que Álvaro não concluiu. Ou seja, tem muito o que fazer nesse tema para honrar nossas crianças e nossas mulheres, o que não está sendo feito na gestão de Álvaro Dias“, declarou.
Sobre o transporte público, a candidata criticou a atual gestão pela demora na realização da licitação do transporte, além do não retorno de linhas de ônibus que foram retiradas durante a pandemia.
“Faz tanto tempo que a deveria ter sido feita que a impressão que fica é que a população perdeu a esperança. Mas a verdade é que precisamos de alguém com coragem na Prefeitura. Um exemplo são as linhas de ônibus que foram retiradas durante a pandemia e não foram retomadas. A gente vai fazer uma licitação que atenda ao interesse público“, afirmou Natália.
Fortalecimento do SUS é prioridade
Na área da saúde, Natália Bonavides criticou o que chamou de “desmonte” do sistema de saúde pública em Natal, citando o fechamento de várias unidades importantes na cidade.
“Você observa o fechamento de unidades, como a USF do Planalto, o fechamento de maternidades, de hospital infantil, CAPS. Então, você vê um desmonte da saúde gratuita. E meu adversário traz propostas de parceria com clínicas privadas, quando o que nós precisamos é fortalecer o SUS“, disse a candidata, referindo-se às propostas de Paulinho Freire, que defende maior parceria com o setor privado.
Natália reforçou a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), ao invés de buscar alternativas privadas, como seu adversário vem sugerindo. “Precisamos fortalecer o SUS, que é um patrimônio brasileiro e deve ser a principal solução para garantir o atendimento de saúde a toda a população, sem distinção“, concluiu a candidata.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.