Após o fechamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Natal, em decorrência dos ataques criminosos que vêm ocorrendo desde o último dia 14 de março, a prefeitura decidiu pelo retorno gradual do atendimento, que deve funcionar provisoriamente das 8h às 14h.
A decisão foi tomada pelo prefeito Álvaro Dias, que determinou a montagem de uma estratégia pelos Secretários George Antunes (Saúde), Sheila Freitas (Segurança Pública e Defesa Social) e Johan Xavier (Governo) para garantir o retorno de forma escalonada dos serviços de saúde municipal já nesta quarta-feira (22).
A decisão foi tomada com o objetivo de minimizar os impactos causados pelo fechamento das UBS e garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde essenciais. Para garantir a segurança dos locais que estão sendo reabertos, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social disponibilizará a Guarda Municipal para fazer rondas permanentes nas áreas em que o atendimento será prestado.
As UBS que voltarão a funcionar a partir desta quarta-feira são as seguintes:
- Norte I: Pajuçara, Nova Natal, Nordelândia.
- Norte II: Potengi, Panatis, Nova Aliança e Policlínica Norte.
- Oeste: Nazaré, UBS Quintas, Bairro Nordeste, Esperança e Policlínica Oeste.
- Sul: Candelária, Pirangi, Nova Descoberta e Policlínica Neópolis.
- Leste: São João, Alecrim, Guarita, Policlínica Zeca Passos, PROSUS, CEASI, Cei Leste II- SAE Natal.
O secretário da Saúde, George Antunes, afirmou que todos os dias as equipes da Prefeitura farão uma avaliação da situação da segurança na cidade. “Após essas avaliações, decidiremos sobre a reabertura das demais unidades“.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.