A Prefeitura de Natal confirmou que no próximo domingo, 6 de outubro de 2024, os eleitores terão transporte público gratuito para facilitar o deslocamento até os locais de votação durante as Eleições Municipais.
O decreto, assinado pelo prefeito Álvaro Dias, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (2) e segue as orientações da Resolução nº 23.736, de fevereiro de 2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o decreto, a gratuidade será válida por 24 horas, cobrindo todo o dia da votação. As concessionárias e permissionárias responsáveis pelo transporte coletivo estão proibidas de modificar ou reduzir horários, itinerários ou a quantidade de veículos. A medida visa garantir que os eleitores tenham condições adequadas para se deslocar até seus colégios eleitorais, mantendo a mesma frequência de veículos que ocorre em dias úteis.
Caso haja segundo turno, a gratuidade será mantida no dia 27 de outubro de 2024, estendendo o benefício para garantir a participação de toda a população no processo eleitoral.
Cálculo dos custos e orçamento
Os custos operacionais referentes à gratuidade serão calculados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), que levará em consideração o valor do quilômetro rodado, conforme o último cálculo tarifário. O ressarcimento será feito pelo Município, utilizando recursos do Orçamento Municipal. A STTU poderá emitir normas complementares para assegurar o cumprimento integral do decreto.
A resolução do TSE, amparada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tem como objetivo garantir que o transporte público gratuito seja oferecido em todo o Brasil, promovendo o acesso democrático ao voto, especialmente para aqueles que dependem de transporte coletivo para exercerem seu direito de cidadania.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.