No próximo dia 6 de maio, será realizado em Natal um treinamento específico das técnicas do Krav Maga, a defesa pessoal israelense, com o chamado bastão tático. As técnicas de Krav Maga com bastão foram desenvolvidas na década de 40, quando o uso de armas de fogo era proibido em Israel, pelo mandato britânico que dominava a região.
Nessa época, o bastão tornou-se instrumento de defesa para esses grupos e essas técnicas ainda hoje são utilizadas, por exemplo, em treinamentos para agentes de segurança (militar ou privado) que fazem uso não-letal de armamentos (sem disparos).
As técnicas do Krav Maga para a utilização de bastão foram elaboradas com os mesmos princípios que deram base à criação da modalidade: o corpo humano, as leis da física, a objetividade e eficácia dos golpes, a segurança do usuário e a simplicidade dos movimentos.
Para realizar este treinamento, o Rio Grande do Norte vai receber Jacques Danon, que conta com mais de 20 anos de treinamento e é um dos únicos três Mestres brasileiros na modalidade, formados oficialmente no Brasil pela Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil.
O treinamento sobre técnicas de Krav Maga com bastão tático ocorre no próximo dia 6 de maio, das 8h30 às 16h, na Academia Ponta Negra Fitness (Av. Praia de Ponta Negra, 9140). A participação depende de inscrição: inforn@kravmaga.com.br.
Sobre o Krav Maga
Essa arte de defesa pessoal foi desenvolvida em Israel, por Imi Lichtenfeld, na década de 40, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida. Hoje, civis e militares adotam a modalidade no mundo inteiro por sua eficiência em combate.
O Krav Maga é a única luta reconhecida como defesa pessoal e não como arte marcial. Não há competições e sim o desenvolvimento de técnicas simples e objetivas que possibilitam ao cidadão comum poder se defender, independentemente de força física, idade ou sexo.
A técnica foi trazida ao Brasil por Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta, 8º Dan) em 1990. Ele, que começou a praticar o Krav Maga aos 3 anos de idade, com o criador desta modalidade, Imi Lichtenfeld, foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair de Israel para difundir o Krav Maga pelo mundo.
Ao chegar ao Brasil, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga. A Federação vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável, no intuito de manter o Krav Maga fiel à sua criação.
Ainda hoje, o método de prática e de ensino da FSAKM é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel. Grão Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por Imi.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.